MAIS

    Agente da PF réu na ação da trama golpista: “Era muito fã de Moraes”

    Por

    Durante depoimento realizado na noite desta segunda-feira (28/7), o policial federal Wladimir Matos Soares afirmou que era muito fã do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por conta dos livros sobre Direito. O agente é réu na ação penal do STF que analisa os supostos crimes da trama golpista.

    Wladimir Matos afirmou, ainda, que realizou a proteção do ministro do STF, quando Moraes atuou como ministro da Justiça e Segurança Pública, durante o governo de Michel Temer.

    “Em 2016, durante as Olimpíadas, eu participei da segurança pessoal do ministro Alexandre de Moraes, quando ele esteve lá como Ministro da Justiça. Eu era muito fã dele, porque quando me formei em Direito eu estudei pelo livro dele. Eu fiz a segurança dele”, disse Wladimir.

    O nome do policial federal ganhou relevância na ação penal, após a investigação identificar gravações nas quais ele cita um grupo armado que teria como objetivo prender ministros do STF.

    Wladimir foi preso em novembro do ano passado, no âmbito da Operação Contragolpe, que desarticulou suposto grupo responsável por monitorar e planejar o assassinato de autoridades, a exemplo de Moraes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Leia também

    Núcleo 3

    O STF ouviu nesta segunda os depoimentos dos réus do núcleo 3 da suposta trama golpista que teria atuado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder, após a vitória do presidente Lula em 2022.

    Os réus do núcleo 3 respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, além de deterioração de bem tombado.