Um alarme falso de incêndio a bordo de um avião da companhia aérea Ryanair provocou momentos de pânico e uma evacuação de emergência no Aeroporto de Palma de Mallorca, na Espanha, na madrugada dessa sexta-feira (4/7). Durante a saída da aeronave, 18 passageiros ficaram feridos, a maioria com lesões leves como escoriações e entorses.
Veja momento em que passageiros saem desesperados:
O incidente ocorreu por volta das 0h35, quando o Boeing 737 se preparava para decolar com destino a Manchester, no Reino Unido. De acordo com autoridades locais, uma luz de alerta de incêndio foi acionada na cabine, levando a tripulação a emitir um chamado de emergência. Equipes de resgate chegaram poucos minutos depois.
Com a confusão, muitos passageiros desrespeitaram os procedimentos de evacuação e escaparam pela asa da aeronave, pulando diretamente sobre o asfalto da pista. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram pessoas correndo e gritando enquanto um funcionário do aeroporto tenta orientá-las sobre as saídas de emergência.
Testemunhas relataram momentos de desespero dentro da cabine, com correria e empurra-empurra. A situação foi controlada rapidamente com a ajuda de bombeiros e policiais aeroportuários, que prestaram os primeiros atendimentos às vítimas.
Leia também
-
Cobra é encontrada em avião, assusta passageiros e atrasa voo
-
Avião de paraquedismo cai nos EUA com 15 pessoas a bordo. Vídeo
-
Avião não decola, bate em caminhonete e mata funcionário de fazenda
-
Vídeo. Avião capota ao tentar pousar em jardim nos EUA
O que disse a companhia aérea
Em comunicado, a Ryanair informou que a decolagem foi interrompida devido a um “alarme falso de incêndio” e que a tripulação seguiu os protocolos de segurança, utilizando os escorregadores infláveis para evacuação da aeronave.
“Os passageiros foram desembarcados usando os escorregadores de emergência e retornaram ao terminal”, afirmou a empresa.
Segundo o centro regional de coordenação de emergências, quatro ambulâncias foram mobilizadas após o alerta, registrado oficialmente às 0h36. Seis pessoas precisaram ser levadas a hospitais, mas não houve registro de queimaduras nem de ferimentos graves.
As causas do disparo do alarme ainda estão sendo investigadas. Técnicos de segurança do aeroporto e peritos dos bombeiros analisam o ocorrido para identificar o motivo da falha e avaliar a resposta da equipe de bordo. O voo foi cancelado e os passageiros afetados foram realocados para outras opções pela companhia.