Portal Estado do Acre Notícias

Alcolumbre prorroga vigência de MP com alternativas ao IOF

alcolumbre-prorroga-vigencia-de-mp-com-alternativas-ao-iof

Alcolumbre prorroga vigência de MP com alternativas ao IOF

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), prorrogou a vigência de algumas medidas provisórias (MP) editadas pelo governo federal. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (21/7).

Entre as MPs prorrogadas, está a nº 1303/2025, que traz compensações fiscais ao recuo no aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ela foi prorrogada por 60 dias.

Leia também

Ao ser publicada pelo presidente da República, uma medida provisória tem efeito imediato e validade por 60 dias, prorrogáveis uma vez por igual período. Para não perder a validade e ser transformada definitivamente em lei, precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional dentro deste prazo.

Outras três MPs foram prorrogadas por igual período por Alcolumbre. São elas:

Entenda a MP 1303/2025

O Congresso instalou, em 15 de julho, uma comissão mista para analisar a MP nº 1303/25. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi eleito presidente por aclamação. O deputado Carlos Zaratini (PT-SP) será o relator e deve apresentar seu plano de trabalho logo depois do recesso parlamentar, em 6 de agosto. Na mesma data, a comissão mista vai ouvir o ministro da Fazenda Fernando Haddad sobre a MP.

A MP inclui um aumento da alíquota do imposto para receita bruta de empresas de apostas on-line, conhecidas como bets, de 12% para 18%. Há também o início da cobrança de Imposto de Renda de 5% para títulos de investimentos, incluindo, por exemplo, Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).

Confira prazos e principais mudanças da MP

A previsão do governo federal é arrecadar, com a medida provisória, R$ 10,5 bilhões em 2025 e R$ 20,6 bilhões em 2026.

Sair da versão mobile