Chegou ao fim mais uma programação da tradicional Semana de Alta-Costura, em Paris, na França. Desta vez, com as novidades para o outono/inverno 2025/26 e a presença de casas de moda veteranas, além de algumas ausências, como a Dior. As coleções para a temporada carregam detalhes em comum que vão da forte presença da cor preta aos chapéus amplos.
A seguir, a coluna destaca cinco tendências vistas nos desfiles recentes de haute couture, realizados entre 7 e 10 de julho. Vem conferir!
Ombros volumosos
Que peças volumosas têm tudo a ver com a teatralidade sofisticada da alta-costura, todo mundo sabe. O que esta temporada incluiu de diferente, no entanto, foi a evidência nos ombros, vista nos trabalhos de casas como Rahul Mishra, Rami Al Ali, Ardazaei e Balenciaga.
Leia também
-
Alta-costura tem mudança nas regras pela 1ª vez em 24 anos
-
Gustav Klimt: O Beijo e outras obras inspiram desfile de alta-costura
-
Em Paris, Fernanda Torres prestigia desfile de alta-costura da Chanel
-
Semana de Alta-Costura: veja os desfiles que foram destaque
O detalhe surgiu tanto em silhuetas estruturadas e bufantes quanto em babados tridimensionais, além dos tamanhos variados. A Schiaparelli, por exemplo, propõe aquele toque de surrealismo que já é característico da maison.
Rahul Mishra
Rami Al Ali
Ardazaei
Balenciaga
Caudas dramáticas
Este ano, o prestigiado Festival de Cannes atualizou o dress code do tapete vermelho com algumas restrições novas. Entre elas, a proibição de peças que possam atrapalhar a locomoção de outras pessoas, como vestidos de caudas longas. Diversos longos da temporada atual de haute couture vão na exata mão oposta. Será que algum deles vai cruzar o red carpet da próxima edição do festival francês de cinema?
Georges Hobeika
Imane Ayissi
Zahia Ziouani
Robert Wun
Quadril estruturado
O quadril estruturado também deu as caras nos desfiles recentes de alta-costura, em diferentes shapes. Entre vestidos com a silhueta estilo cocktail, popular nos anos 1950, e modelos cujos detalhes remetem a séculos atrás, a temporada parece propor um mood acinturado, mas com volume, como nos exemplos abaixo.
Juana Martin
Ashi Studio
Franck Sorbier
RVDK Ronald van der Kemp
Chapéus amplos
Acessórios costumam ficar em segundo plano em relação às roupas em coleções de couture, que são as verdadeiras protagonistas. Todavia, os chapéus da última Semana de Alta-Costura valem a menção. Vários deles têm abas achatadas e alongadas, usados de maneira diagonal, como os tradicionais fascinators das mulheres inglesas.
Robert Wun
RVDK Ronald van der Kemp
Viktor & Rolf
Giorgio Armani Privé
All-black
Por fim, mas não menos importante, uma cor apareceu em abundância na maioria das coleções, sobretudo em visuais monocromáticos: o preto. Se os outros setores da moda vão seguir pelo mesmo rumo, como o prêt-à-porter ou o fast fashion, resta aguardar para ver. Uma coisa é certa: a seleta lista com cerca de 4 mil clientes de alta-costura ao redor do mundo tem opções de sobra quando se trata de visuais all-black.
Chanel
Stéphane Rolland
Giorgio Armani Privé
Ashi Studio
Destaque à parte
A coleção de Robert Wun, inclusive, destacou-se pelos elementos que remetem ao cinema de horror, como manchas de mãos ensanguentadas em um vestido branco e outros detalhes com aspecto sombrio. Veja no desfile no vídeo abaixo!