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    “Amor por animal considerado produto”, diz tutora de porco influencer

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    Desde pequena, a jornalista Sileimã Pinheiro sempre soube que, um dia, seria tutora de porco. O desejo, por mais inusitado que parecesse, se tornou realidade em 2022, quando um amigo decidiu presenteá-la com o animal que, hoje em dia, é conhecido como Francisco, o porco influenciador, que soma mais de 1,5 milhões de seguidores no Instagram e TikTok.

    Na época, Sileimã morava em um apartamento próximo à Avenida Paulista, na região central de São Paulo. À medida que o porco foi crescendo, ela precisou ir mudando de casa até chegar onde está hoje, em um local isolado, fora da cidade, em Jundiaí.

    “Ele chegou e transformou toda a minha vida. Mudei de casa cinco vezes por causa dele, porque ele foi crescendo e eu tive que ir mudando”, contou ao Metrópoles.

    As mudanças não foram apenas no endereço da jornalista. Vegetariana desde criança – com o incentivo da mãe –, Sileimã se tornou vegana com a chegada de Francisco e, segundo a própria, mudou completamente o seu estilo de vida.

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    “Fiz parte do mundo da moda por muitos anos, disputei muitos concursos de beleza, então eu era muito vaidosa e a minha vaidade era proveniente do sofrimento animal… Era muita bolsa de couro, sapato de couro, muitos cosméticos testados em animais, com substâncias de animais”, explicou.

    Porco influencer

    A ideia de criar uma conta nas redes sociais para o Francisco veio porque a Sileimã queria compartilhar fotos e vídeos do porco com sua família e amigos. Na mesma época, a jornalista decidiu correr atrás de outro sonho antigo, que era escrever um livro. Ela, então, lançou exemplares de contos veganos que, um dia, viralizaram nas redes sociais.

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    Por recomendação de uma amiga, ela criou uma conta no TikTok – sem nem saber o que era a plataforma – e colocou o nome do perfil no livro. Em questão de horas, os vídeos de Francisco atingiram milhões de visualizações. Com a explosão de seguidores e “oinkmigos”, os fãs do porco, Sileimã decidiu manter as redes ativas para sensibilizar as pessoas.

    “Continuei publicando vídeos dele com o intuito de, através dele, despertar nas pessoas o amor por um animal que é considerado produto pela maioria das pessoas […] despertar essa empatia das pessoas”, revelou.

    A jornalista contou que o resultado tem sido positivo. Desde o começo da conta, ela recebe mensagens e feedbacks de pessoas que pararam de comer porco ou comer carne no geral e de outras que estão quase veganas por causa do Francisco.