Portal Estado do Acre Notícias

Após enchentes, RS recua 29,4% na alfabetização de crianças em 2024

apos-enchentes,-rs-recua-29,4%-na-alfabetizacao-de-criancas-em-2024

Após enchentes, RS recua 29,4% na alfabetização de crianças em 2024

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira (11/7), que seis estados recuaram no nível adequado de alfabetização em 2024. O Rio Grande do Sul teve um recuo de 29,4%, e segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, impactou para o Brasil não alcançar a meta imposta.

Os índices no RS caíram de 63,4% para 44,7% entre 2023 e 2024, pois as enchentes que atingiram o estado no ano passado tiveram um impacto significativo nos dados educacionais.

Leia também

Os estados do Amazonas, da Bahia, do Paraná, de Rondônia e do Pará também registraram queda. Roraima foi o único estado que não participou da avaliação, mas, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a expectativa é de que a unidade federativa se junte aos demais participantes a partir deste ano.

O Ceará se destacou como o único estado com avaliação acima de 80%, mantendo a porcentagem de 2023, com 85% das crianças alfabetizadas.

Resultado 

O Brasil atingiu o resultado de 59,2% das crianças com nível de alfabetização conforme os parâmetros de desempenho estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apesar da melhora em relação a 2023, com 56%, a meta nacional de 60% não foi atingida.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é um programa do Ministério da MEC que tem como objetivo alfabetizar crianças até o 2º ano do ensino fundamental das redes municipais e estaduais, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia. Participaram da avaliação 2 milhões de estudantes, 42 mil escolas e 5.450 municípios.

Sair da versão mobile