MAIS

    Associação com o CV mostra alta periculosidade de Oruam, diz polícia

    Por

    Mauro Davi Nepomuceno dos Santos, o Oruam, foi classificado com grau de periculosidade alto ao ingressar no sistema prisional. A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) concluiu que o cantor é avaliado dessa maneira porque é “declaradamente associado ao Comando Vermelho (CV)”. Nessa quarta-feira (23/7), Oruam retornou à penitenciária de Bangu após decretarem sua prisão preventiva.

    Os critérios de definição de periculosidade de um detento se baseiam nos riscos que o criminoso apresenta para a sociedade. Segundo a PCERJ, Oruam declarou ser associado ao CV, faz uso do imóvel onde mora para receber foragidos da Justiça e atentou contra a vida de policiais.

    Veja a ficha de Oruam:

    Oruam é apontado com grau de periculosidade alto por associação ao CVOruam é apontado com grau de periculosidade alto por associação ao CV

    Em nota enviada ao Metrópoles, a corporação destaca que Oruam “não se intimidou ao buscar refúgio na base da facção criminosa e insuflar simpatizantes e a própria quadrilha contra as forças de segurança”. A prisão do rapper vem após uma ação policial na sua mansão.

    Na foto em destaque, na qual Oruam já se encontra na cadeia é possível visualizar informações do prontuário completo, incluindo nome completo, vulgo, data de nascimento, cor de pele, o tipo de prisão e o grau de periculosidade do detento. Também é possível ver o rapper com o mesmo casaco que estava quando se entregou à polícia.

    Entenda a prisão de Oruam

    • Na noite de segunda-feira (21/7), a casa de Oruam, localizada no bairro Joá, na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), foi alvo de uma abordagem da PCERJ. A corporação tinha o objetivo de prender um segurança de Edgar Alves de Andrade, o “Doca”, chefe do Comando Vermelho (CV) que estava junto com o rapper durante a operação.
    • Após policiais saírem do local sem nenhum dos alvos presos, Oruam postou vídeo na garupa de uma moto, supostamente no complexo da Penha, comunidade do Rio. “Quero ver me pegar aqui na Penha. Vem me pegar aqui agora, entra aqui pra tu ver”.
    • Um dia após a operação, na terça (22/7), a Justiça do Rio de Janeiro expediu mandado de prisão preventiva contra Oruam após ser indiciado por associação ao Comando Vermelho (CV). No mesmo dia, o rapper declarou em vídeo que se entregaria à polícia e se desculpou com os fãs.
    • Oruam compareceu à delegacia abatido e foi preso ainda na terça. Ele foi transferido para uma cela individual na Penitenciária Dr. Serrano Neves, no Complexo de Gericinó, em Bangu. O cantor passou por audiência de custódia nessa quarta (24/7) e teve prisão preventiva decretada.

    A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que Oruam inicalmente deu entrada no Presídio José Frederico Marques, em Benfica, na noite de terça-feira (22/7), por volta das 20h. No mesmo dia, foi transferido ás 21h30 para passar a noite na Penitenciária Dr. Serrano Neves, no Complexo de Gericinó, em Bangu.

    Leia também

    No outro dia, retornou a prisão de Benfica para audiência de custódia, na qual sua prisão foi mantida e retornou novamente a Penitenciária em Bangu. O presídio em que Oruam está preso é o mesmo que Poze permaneceu. Outras figuras associadas ao Comando Vermelho também são encaminhadas ao local.

    O pai de Oruam, Marcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, apontado como líder do CV, já esteve preso em Bangu. Atualmente, estão lá os criminosos My Thor, Léo Barrão, Choque e Naldinho, que são considerados os bandidos mais perigosos e mais procurados do Rio.

    Na lista de acusações contra Oruam estão tráfico, associação para o tráfico de drogas, lesão corporal, resistência qualificada, dano ao patrimônio público e desacato.

     

    6 imagensO rapper Oruam em ensaio fotográfico para revista britânicaOruam é apontado com grau de periculosidade alto por associação ao CVFechar modal.1 de 6

    Oruam

    Reprodução/Internet.2 de 6

    O rapper Oruam em ensaio fotográfico para revista britânica

    Divulgação3 de 6

    @reserva.oruam/Instagram/Reprodução4 de 6

    Reprodução5 de 6

    Instagram/Reprodução6 de 6

    Oruam é apontado com grau de periculosidade alto por associação ao CV

    Reprodução/Redes Sociais