MAIS

    Ator de Adolescência se torna a pessoa mais jovem indicada ao Emmy

    Por

    Owen Cooper, de apenas 15 anos, se tornou o ator mais jovem a ser indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante no Emmy. Ele ganhou destaque pelo papel memorável em Adolescência, minissérie da Netflix que se tornou sucesso mundial.

    A lista dos indicados deste ano foi divulgada nesta terça-feira (15/7). Owen disputa o prêmio ao lado de Javier Bardem (Monsters: The Lyle and Erik Menendez Story), Bill Camp (Acima de Qualquer Suspeita), Rob Delaney (Morrendo por Sexo), Peter Sarsgaard (Acima de Qualquer Suspeita) e Ashley Walters ( também de Adolescência).

    6 imagensOwen Cooper em AdolescênciaErin Doherty como Briony Ariston, Owen Cooper como Jamie Miller em AdolescênciaOwen Cooper como Jamie Miller em AdolescênciaOwen Cooper como Jamie Miller em AdolescênciaOwen Cooper como Jamie Miller, Stephen Graham como Eddie Miller, em AdolescênciaFechar modal.1 de 6

    Cena da minissérie Adolescência

    Reprodução2 de 6

    Owen Cooper em Adolescência

    Divulgação/Netflix3 de 6

    Erin Doherty como Briony Ariston, Owen Cooper como Jamie Miller em Adolescência

    Ben Blackall/Netflix4 de 6

    Owen Cooper como Jamie Miller em Adolescência

    Divulgação/Netflix5 de 6

    Owen Cooper como Jamie Miller em Adolescência

    Divulgação/Netflix6 de 6

    Owen Cooper como Jamie Miller, Stephen Graham como Eddie Miller, em Adolescência

    Divulgação/Netflix

    Na trama, Cooper interpreta Jamie Miller, um menino de 13 anos acusado de matar uma colega de escola a facadas. Após a estreia, o jovem recebeu diversos elogios pelo trabalho impecável na minissérie.

    O título se tornou um dos maiores sucessos da Netflix e entrou na lista das produções mais vistas da plataforma de streaming em diversas partes do mundo.

    Clique aqui e confira a lista completa dos indicados ao Emmy 2025. 

    Quem é Owen Cooper

    Owen nasceu em Warrington, na Inglaterra, e é o caçula da família. Ele não teve referências para seguir carreira como ator: o pai dele, Andy, é técnico de informática, e a mãe, Noreen, é cuidadora. Já os irmãos, Ollie e Connor, atuam como eletricistas.

    Em 2024, Shaheen Baig, diretor de elenco da série, passou a procurar jovens em escolas de teatro do Reino Unido. Na época, Owen fazia aulas de atuação por hobby. Ele foi convidado para fazer um teste e conseguiu o papel.

    Leia também

    Cooper pretendia seguir uma outra carreira, também com potencial para chegar aos holofotes: a de jogador de futebol. Torcedor do Liverpool, ele começou a praticar o esporte quando era ainda mais jovem.

    A referência dele no cinema é Tom Holland. Cooper se inspirou na atuação do ator em O Impossível (2012) — na época, o intérprete de Homem-Aranha tinha 16 anos, um a mais que o Owen.

    Wagner Moura é deixado de lado

    Wagner Moura era um nome forte nas previsões de indicações ao Emmy, mas foi esnobado pela premiação. O ator brasileiro era cotado para concorrer pela atuação na série Ladrões de Drogas, da Apple TV +, mas não foi selecionado.

    Apesar de não ter sido indicado ao Emmy 2025, Wagner é cotado para conseguir indicação ao próximo Oscar. A revista Variety divulgou uma prévia das apostas para a premiação de 2026 e o brasileiro aparece entre os possíveis indicados na categoria de Melhor Ator.

    Embora a lista oficial da Academia só seja revelada em janeiro do ano que vem, a publicação já começou a especular os nomes que podem disputar a estatueta.

    Veja a entrevista onde Wagner Moura fala sobre o personagem dele na série Ladrões de Drogas: