MAIS

    Banco do Brics aprova entrada da Colômbia e Uzbequistão, anuncia Dilma

    Por

    O conselho do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês) — o Banco do Brics — aprovou a entrada da Colômbia e do Uzbequistão, conforme anunciou a presidente da instituição financeira, Dilma Rousseff, neste sábado (5/7).

    Agora, os países se juntam à recém-admitida Argélia e outras nove nações que compõem o banco: Brasil, Rússia, China, África do Sul, Emirados Árabes, Bangladesh e Egito.

    Leia também

    Durante conversa com a imprensa, no encerramento da 10ª reunião anual do NDB, no Rio de Janeiro, Dilma ressaltou que há outras solicitações de entrada em análise.

    “Temos uma série de outros países que já estão na lista e estão sendo observados e analisados e temos discutido, e que podem em algum momento entrar no banco. Mas eu não posso dizer a lista porque há uma decisão do conselho de governadores de que não se expõe os países que pretendem ser membros e com os quais nós estamos negociando”, pontuou.

    Durante a conversa, a presidente do banco também fez um balanço dos investimentos e elencou prioridades para os próximos projetos. Segundo Dilma, o Banco do Brics aprovou, ao longo de 10 anos, 122 projetos de investimento, totalizando US$ 42 bilhões. O montante já desembolsado soma US$ 22,2 bilhões.