Se você está procurando onde as baratas da sua cozinha se escondem, pare de culpar o micro-ondas ou os armários. Segundo o biólogo Fabiano Soares, é atrás da geladeira que elas realmente se instalam e por motivos bem específicos.
Leia também
-
Baratas em casa? Entenda o que isso pode indicar e como evitar
-
Baratas nunca mais! 2 itens que funcionam como repelentes caseiros
-
Repelente caseiro afasta as baratas de casa sem gastar com dedetizador
“Elas escolhem ficar ali porque atrás do motor tem uma temperatura mais aquecida, o que favorece a reprodução. Elas gostam de lugar quentinho”, explica. Mas o calor não é o único atrativo. Na parte de trás da geladeira costuma haver também um dispenser com água acumulada. “Ali, elas encontram água para utilizar como recurso. E claro, podem usar como abrigo.”
De acordo com o especialista, é comum encontrar “baratinhas” da espécie Blattella germanica, a chamada barata de cozinha, vivendo nessa área. Os sinais de infestação não são difíceis de perceber: “Você pode ver casquinhas das ootecas e cocô bem pequenininho, que parece umas bolinhas.”
Dicas para acabar com a presença das “baratinhas da cozinha”
A limpeza certa pode resolver. Fabiano orienta usar água sanitária tanto no ponto onde acumula a água quanto nas borrachas da porta da geladeira. “O motor também precisa ser limpo com a geladeira desligada. Não pode molhar, mas dá para aplicar gel inseticida em pontos estratégicos, inclusive nas borrachas.”
O especialista explica ainda que, para evitar que elas voltem, a dica é manter o aparelho um pouco afastado da parede e sempre verificar a parte traseira. “Se estiver muito perto do piso ou da tomada, elas podem vir pela rede elétrica e se instalar ali.”