Bolsonaristas organizam um buzinaço em Brasília contra as decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Uma das apoiadoras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) publicou um vídeo no qual convoca seguidores para o buzinaço, a partir das 15h desta sexta-feira (25/07), na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
“Depois, a gente vai sair por aí, em todas as passarelas, mobilizar a população. É pela liberdade, Fora Lula e Fora Moraes”, afirmou a parlamentar.
Atos semelhantes são realizados em outros locais do país. A deputada federal Juliana Zanatta (PL-SC) convocou apoiadores para participarem da manifestação em Criciúma (SC). Na segunda-feira (21/7), o buzinaço ocorreu em Manaus (AM).
Na sexta-feira (18/7), Bolsonaro foi alvo de operação da Polícia Federal. A ação foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, e incluiu dois mandados de busca e apreensão, além de restrições como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de uso de redes sociais, recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 6h, impedimento de sair de casa nos fins de semana e veto ao contato com outros investigados, incluindo o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu filho.
Na decisão, Moraes apontou que as investigações indicam que Bolsonaro e Eduardo teriam atuado para pressionar governos estrangeiros, em especial os Estados Unidos, a adotar sanções contra agentes públicos brasileiros e coagir o STF. Nessa segunda-feira (21/7), Moraes cobrou explicações de Bolsonaro após o ex-presidente falar com a imprensa.