MAIS

    Bolsonaro diz que “sempre guardou” dólares, mas não declarou ao TSE

    Por

    Em entrevista a jornalistas na manhã desta sexta-feira (18), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que “sempre” guardou dólares em casa.

    No entanto, nas eleições de 2022 e 2018, o ex-presidente não declarou qualquer quantia na moeda americana nas prestações de contas fornecidas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    “Poxa, sempre guardei dólar em casa”, disse Bolsonaro. “Todo dólar pego lá tem o recibo do Brasil. O dólar está com o recibo em casa. Tirei no corrente ano, declaro no imposto de renda no ano que vem”, afirmou o ex-presidente.

    Ao cumprir um mandado de busca e apreensão na casa de Bolsonaro na manhã de hoje (18), a Polícia Federal encontrou cerca de 14 mil dólares em espécie. Segundo o próprio ex-presidente, foram apreendidos também R$ 7 mil em dinheiro vivo.

    A Polícia Federal cumpriu na manhã de hoje dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Bolsonaro – na casa dele, no bairro Jardim Botânico de Brasília, e na sede do PL.

    A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso da trama golpista no STF.

    O pedido de busca e apreensão contra o ex-presidente foi apresentado pela PF, que também pleiteou medidas cautelares contra ele, como o uso de tornozeleira eletrônica. Esses pedidos também tiveram o aval da Procuradoria-Geral da República (PGR).

    Na decisão, Moraes mencionou o risco de fuga de Jair Bolsonaro do país.

    “A situação descrita revela necessidade urgente e indeclinável, apta para justificar a imposição de novas medidas cautelares que possam assegurar a aplicação da lei penal e evitar a fuga do réu”, assinalou o ministro do STF.

    Na tarde de hoje, a Primeira Turma do STF formou maioria para confirmar a decisão de Alexandre de Moraes que impôs ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de acessar as redes sociais.

    O placar está em 3 a 0 a favor da determinação do relator. São cinco ministros na Turma.

    Defesa de Bolsonaro: ex-presidente nunca pensou em sair do Brasil

    Em nota, a defesa de Jair Bolsonaro disse que “recebeu com surpresa e indignação” a decisão de Moraes. Segundo os defensores, Bolsonaro nunca cogitou sair do Brasil para escapar de uma eventual condenação.

    Leia a íntegra da nota de Bolsonaro:

    “A defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário. A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial.”