O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) repostou em sua conta no X, nesta quinta-feira (17/7), a carta enviada a ele pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No documento, publicado, primeiro, na rede Truth Social, o líder norte-americano sai, mais uma vez, em defesa do ex-presidente.
“Prezado Sr. Bolsonaro, vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deveria acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”, escreveu Trump.
Sem tecer comentários sobre o conteúdo da carta do republicano, Bolsonaro publicou apenas o texto traduzido: Confira:
O presidente norte-americano destacou ainda, na carta, que compartilha do mesmo compromisso [de Bolsonaro] de ouvir a voz do povo.
Leia também
-
Trump publica carta a Bolsonaro: “Sistema se voltou contra você”
-
Confira a íntegra da carta de Trump a Bolsonaro
-
Bolsonaro se declara para Trump: “Sou apaixonado por ele”
-
Lula ironiza Bolsonaro após Trump dizer que não é amigo dele
“Estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo. Expressei fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto”, completou Trump.
Relembre
- Trump usou sua rede Truth Social para sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo que o ex-líder brasileiro é vítima de “caça às bruxas” pelo STF.
- Na quarta-feira (9/7), usando como argumento a situação de Bolsonaro, Trump impôs tarifa de 50% ao Brasil.
- Trump usou o mesmo método para defender o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, alegando que o julgamento por corrupção contra o premiê é uma “caça às bruxas” e deveria ser cancelado.
- Dois dias depois, o tribunal israelense adiou o julgamento contra o premiê. Trump sugeriu perdão para o “grande herói”.
“Apaixonado” pelo Trump
Em entrevista concedida nessa terça-feira (15/7) ao portal Poder360, Bolsonaro afirmou ter um vínculo próximo com o líder norte-americano e disse ser “apaixonado por ele”.
“Trump é imprevisível. Eu gosto dele. Eu sou apaixonado por ele. Eu sou apaixonado pelo povo americano, pela política americana. Nunca escondi isso. Trump sempre me tratou como um irmão”, afirmou Bolsonaro.
O ex-presidente brasileiro também destacou o orgulho por ter sido mencionado por Trump em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual o norte-americano criticou a forma como Bolsonaro vem sendo tratado no Brasil.
Durante a entrevista, ele relembrou, ainda, o relacionamento próximo que manteve com Trump quando ambos estavam no poder. “Tivemos um excelente relacionamento, conversamos sobre muitas coisas, fizemos planos. Parece até que estávamos namorando”, declarou, mencionando tratativas envolvendo o setor de minérios e commodities.
Segundo ele, Trump teria dito que, pela primeira vez, os Estados Unidos tiveram “um presidente não hostil” no Brasil. “Que fui eu”, disse Bolsonaro.
Veja a carta:
Carta de Trump a Bolsonaro