O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), criticou, nessa quarta-feira (9/7), o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à taxação anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Segundo Caiado, Lula “não está fazendo nada fora do script”.
“Pelo contrário, [Lula] segue à risca o que Hugo Chávez (ex-ditador) fez na Venezuela ao afrontar gratuitamente o governo americano”, escreveu Caiado na rede social X.
Trump x Lula
- Após sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente Donald Trump ameaçou aumentar as tarifas sobre exportações brasileiras.
- O presidente dos Estados Unidos cumpriu sua ameaça e anunciou que as exportações de produtos do Brasil para os Estados Unidos agora serão taxadas em 50%. O porcentual anterior era de 10%.
- A taxa entra em vigor a partir de 1º de agosto e será cobrada separadamente de tarifas setoriais, como as que atingem o aço e alumínio brasileiros. Em abril deste ano, o Brasil já havia sido atingido pelo tarifaço de Trump, e teve seus produtos tarifados em 10%. Além disso, as taxas norte-americanas de 50% sobre aço e alumínio também afetaram o país.
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que a resposta brasileira à taxação de Donald Trump será por meio da lei da reciprocidade: “Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, escreveu Lula na rede social X.
- Lula saiu em defesa do sistema judicial brasileiro e reforçou que o Brasil é um país soberano e com “instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”.
Ainda de acordo com o governador, Lula “declara uma guerra contra o Congresso Nacional, tenta deflagrar uma luta de classes entre ricos e pobres (depois de ter assaltado os aposentados) e sai em ataque ao presidente dos Estados Unidos, país que sempre foi nosso aliado”.
Leia também
-
Brasil usará Lei da Reciprocidade contra tarifaço de Trump. Entenda
-
Após nota, Lula define três frentes de reação a tarifaço de Trump
-
Gleisi reage após Tarcísio culpar Lula por taxas de Trump: “Cúmplices”
-
Trump anuncia tarifa de 50% sobre cobre importado pelos Estados Unidos
Caiado também afirmou que o presidente “não representa o sentimento patriótico” do povo brasileiro.
“Com as medidas tomadas pelo governo americano, Lula e sua entourage tentam vender a tese da invasão da soberania do Brasil. Mas Lula não representa o sentimento patriótico do nosso povo, e muito menos tem credenciais para defender a soberania brasileira”, prosseguiu Caiado no X.
Segundo o governador de Goiás, “Lula já se ajoelhou ao narcotráfico e quer de toda maneira se aliar aos países que são verdadeiras tiranias sustentadas pelo ódio, a corrupção e o terrorismo”.
“O que nos cabe fazer diante da gravidade do momento seria a criação de uma comissão de parlamentares, da Câmara e do Senado, com a missão de abrir diálogo com o governo americano. E esclarecer ao povo dos Estados Unidos que não confundam declarações do Lula com o pensamento do povo brasileiro”, defendeu Caiado.