Nasceu, no zoológico Chester Zoo, no Reino Unido, uma ninhada de dez pinguins Humboldt (Spheniscus humboldti), espécie considerada vulnerável à extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), nativa das costas do Peru e do Chile.
Um fato interessante é que um dos ovos foi incubado e chocado por um casal de pinguins do mesmo sexo, carinhosamente chamados de Scampi e Flounder, que adotaram e cuidam do filhote após os tratadores transferirem um dos ovos entre ninhos para equilibrar as chances de sucesso.
Leia também
-
Pesquisadores alertam: pinguins-imperadores correm risco de extinção
-
Pesquisadores tentam descobrir por que focas estão estuprando pinguins
-
Vídeo: família de pinguins-de-magalhães chega ao zoológico de SP
-
Penas de pinguins revelam contaminação por mercúrio na Antártica
Os bebês pinguins começaram a quebrar os ovos entre 16 e 28 de abril de 2025 e estão recebendo alimentação especial, em parte pela regurgitação dos pais e com suporte de proteína por parte dos tratadores.
Fatos sobre o pinguim de Humboldt
- O pinguim sul-americano recebeu o nome em homenagem à fria corrente de Humboldt, ao longo da qual os animais costumam nadar.
- Das 17 espécies de pinguins do mundo, os de Humboldt estão entre os que correm maior risco, sendo classificados como vulneráveis à extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
- Os pinguins de Humboldt “voam” pela água a velocidades de até 40 km/h.
- Eles apreciam uma dieta de pequenos peixes (anchovas, arenques, eperlanos) e crustáceos.
O ato representa uma demonstração de inteligência, cooperação e inclusão no reino animal — e se soma ao estilo de conservação do zoo, que hoje abriga 63 pinguins Humboldt e participa de um programa internacional para manter a diversidade genética saudável da espécie por toda a Europa.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Um dos pinguins começando a emergir do ovo
Chester Zoo / Reprodução2 de 3
A gerente de equipe Zoe verificando as vias aéreas de um filhote
Chester Zoo / Reprodução3 de 3
A equipe dos pinguins verificando o estado de um dos ovos
Chester Zoo / Reprodução
A coordenadora da equipe de pinguins do zoológico, Zoe Sweetman, está otimista: “Dez filhotes em uma temporada é um ano recorde… É uma grande vitória para a espécie e para o programa internacional de reprodução”, afirma, em entrevista ao site do zoológico. Em breve, eles terão suas primeiras “aulas” de natação, e serão liberados para visualização do público.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!