De janeiro a junho de 2025, a cidade de São Paulo registrou 2.149 casos de gripe. Trata-se de um aumento de 83,2% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Além disso, as mortes por influenza aumentaram 181,32%. O número passou de 91, no primeiro semestre de 2024, para 256, no mesmo intervalo deste ano. Apesar dos dados alarmantes, a vacinação segue abaixo do ideal.
Na plataforma Busca Saúde, a prefeitura informa a disponibilidade de imunizantes e os horários de funcionamento das unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Ofertada para toda a população, a vacina contra a gripe é gratuita.
Dados de gripe no estado
Até o início de julho, em 2025, já foram contabilizados 3.128 casos de influenza no estado de São Paulo e 435 mortes, além de 979 internação em UTI em decorrência da doença. A taxa de letalidade está em 13,91%.
O que é influenza
- A influenza — ou gripe, como é popularmente chamada — é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus influenza A, B, C ou D.
- Os vírus dos tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais.
- O vírus influenza A está estreitamente associado a eventos pandêmicos, como o ocorrido em 2009 com a pandemia de HI1N.
- O vírus influenza C não causa doença de importância epidemiológica e o vírus influenza D foi recentemente identificado em bovinos.