O aumento das especulações sobre uma possível candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Presidência da República e o bom desempenho do prefeito da capital Ricardo Nunes (MDB) em pesquisa sobre a corrida ao governo estadual animaram o entorno do chefe do Executivo municipal.
Em levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado na última quarta-feira (9/7), Nunes apareceu à frente do ex-governador do estado e atual ministro de Lula (PT), Márcio França (PSB), em dos cenários sem Tarcísio nas projeções das eleições para o Palácio dos Bandeirantes. Nessa simulação, o prefeito aparece com 29,9%, enquanto o ministro tem 14,2%.
Leia também
-
Paraná Pesquisas: Lula fica atrás de Bolsonaro e Tarcísio em São Paulo
-
Nunes quer premiar com R$ 1 mil GCMs que recuperarem motos roubadas
-
Mulher de Nunes avalia ser candidata por partido de Bolsonaro em 2026
-
Vice de Nunes mobiliza prefeitos do estado para ato bolsonarista em SP
Na redes sociais, o resultado foi celebrado por aliados de Ricardo Nunes e pela própria primeira-dama do município. Regina Nunes republicou notícias e outras postagens ressaltando a liderança no marido na corrida pelo governo paulista.
Caso seja candidato, Nunes teria de deixar a prefeitura até abril do próximo ano, dando lugar ao vice-prefeito, o bolsonarista Mello Araújo (PL).
Além de Regina, o desempenho do prefeito de São Paulo foi também celebrado pelo secretário de Segurança Urbana de Nunes, Orlando Morando. Em sua conta oficial no Instagram, o ex-prefeito de São Bernardo do Campo publicou uma arte com o resultado do levantamento mostrando a liderança de Nunes.
“Para o Brasil voltar a dar certo e São Paulo seguir crescendo, o caminho é Tarcísio de Freitas presidente e Ricardo Nunes governador!”, escreveu o secretário.
Outro aliado que comemorou o cenário foi o vereador João Jorge (MDB), vice-presidente da Câmara Municipal e uma das figuras mais próximas de Nunes na Casa.
“Ricardo Nunes aparece em 1º lugar na pesquisa do Instituto Paraná para governador do estado de São Paulo. O nome de Nunes é testado sem o governador Tarcísio de Freitas que é cotado para ser candidato a presidente da República. Ambos são os mais preparados para essas disputas e podem contar com meu apoio”, afirmou o vereador.
O cenário da Paraná Pesquisas que colocou Nunes na liderança da corrida ao Palácio dos Bandeirantes também foi celebrado pelo MDB, partido do prefeito. O perfil oficial do diretório da sigla em São Paulo repostou publicações mostrando o desempenho do prefeito.
Já Ricardo Nunes não fez menção ao próprio resultado na pesquisa. Em seu perfil oficial, ele postou notícias sobre a liderança de Tarcísio de Freitas, caso o governador tente a reeleição ao governo de São Paulo.
Futuro de Tarcísio
- Fontes do Palácio dos Bandeirantes têm notado que as articulações no entorno do governador para uma candidatura ao Planalto aumentaram desde a ida de Tarcísio ao Fórum de Lisboa, organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, na capital portuguesa.
- As movimentações nos bastidores, mais intensas entre aliados do que por iniciativa do governador, abrem uma disputa à sucessão no governo paulista.
- Além de Nunes, outros aliados se movimentam para suceder Tarcísio caso o governador saia mesmo para a disputa pelo Palácio do Planalto. São especulados nomes como o do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL); o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL); o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD); e o vice-governador, Felício Ramuth (PSD).