Comum no preparo de feijoadas e caldos, a folha de louro também pode ser usada fora das panelas. Além de ser um ótimo tempero na cozinha, ela é altamente eficaz como repelente natural contra insetos e mosquitos, e seu extrato possui ações medicinais, sendo muito aproveitado em óleos essenciais para aromaterapia.
Em forma de chá, traz benefícios para a digestão, ajuda a aliviar cólicas e ainda oferece propriedades anti-inflamatórias e relaxantes, como apontado pela nutricionista Cibele Santos.
Leia também
-
Chá de folhas de amora: conheça bebida mais rica em cálcio que o leite
-
Chá de casca de abacaxi: conheça benefícios e saiba como preparar
-
Chá de passiflora: saiba benefícios e como preparar infusão calmante
Segundo a especialista, o chá de louro é rico em compostos antioxidantes como o ácido cafeico e o eugenol, que ajudam a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres.
Outro destaque deste chá é o efeito digestivo, especialmente quando consumido após as refeições. Cibele destaca que, ao estimular a produção de sucos gástricos, o chá ajuda a aliviar sintomas como cólicas intestinais, gases, náuseas, inchaço e má digestão.
Confira a seguir mais propriedades da folha de louro:
- Anti-inflamatória: ajuda a reduzir inflamações no corpo, sendo indicada para o alívio de dores articulares leves, sintomas de artrite e outras condições inflamatórias;
- Antimicrobiana: os óleos essenciais da folha de louro têm propriedades antimicrobianas, ajudando a combater infecções e a fortalecer o sistema imunológico;
- Reguladora do açúcar no sangue: auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue, sendo uma boa opção para diabéticos;
- Calmante: o aroma da folha de louro possui propriedades relaxantes, podendo ajudar a aliviar o estresse e ansiedade quando utilizado em infusões ou aromaterapia;
- Alto teor de vitaminas e nutrientes: por ser rica em vitamina A e C, e minerais como cálcio e ferro, a folha de louro contribui para a função imunológica e pode auxiliar na saúde cardiovascular.
Ajudar a digestão está entre os benefícios da erva milenar
Como preparar?
O preparo do chá é simples: basta ferver de 3 a 5 folhas secas de louro em 500 ml de água por cerca de 10 a 15 minutos. Depois é só coar em uma xícara e, se preferir, adoçar com um pouco de mel ou acrescentar algumas gotas de limão.
Para aproveitar todos os benefícios, a nutricionista recomenda consumir de uma a duas xícaras da bebida por dia. Caso não consuma todo o chá, é só guardar na geladeira para beber no dia seguinte.
E atenção: apesar de natural, o chá deve ser tomado com moderação. Em excesso, pode causar irritação gástrica. Gestantes e lactantes também devem evitar o consumo frequente da bebida.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.