Uma pessoa que esquece, com frequência, onde guardou a chave e se fechou ou não o portão de casa costuma ser chamada de “cabeça de vento”. Para tentar amenizar o quadro, há quem sugira o consumo de itens à base de ginkgo biloba. A coluna Claudia Meireles foi atrás de saber quais são os benefícios do chá da planta milenar.
Leia também
-
Caldo rico em colágeno e magnésio ajuda a saúde do intestino
-
Caldo “rico em colágeno” é anti-inflamatório e regenerativo
-
Planta anti-inflamatória “turbina” o cérebro e ajuda a circulação
-
Nutri cita chá que melhora a digestão e combate vermes intestinais
De acordo com a nutricionista Thays Pomini, a ginkgo biloba oferece propriedades neuroprotetoras. “Essa planta tem sido amplamente estudada para melhora da função cognitiva, especialmente em casos de declínio cognitivo leve e demência. Pode auxiliar na melhora da memória, concentração e capacidade de aprendizado”, explica.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Além de cápsulas e comprimidos, há o chá de ginkgo biloba
Creativ Studio Heinemann/Getty Images2 de 4
Ativos presentes no chá favorecem a saúde do cérebro
Getty Images3 de 4
Ginkgo biloba é uma planta com ativos capazes de beneficiar o cérebro
Huizeng Hu/Getty Images4 de 4
A planta auxilia na melhora da circulação cerebral, o que favorece a oxigenação do cérebro e, por consequência, potencializa a função cognitiva
Getty Images
Chá
Quanto ao “preparo adequado do chá“, a nutricionista lista a seguir:
- Utilize folhas secas de ginkgo biloba de qualidade farmacêutica.
- A proporção ideal é de uma colher de chá das folhas secas para cada 200 ml de água.
- A água deve ser aquecida até o ponto de fervura e, então, despejada sobre as folhas.
- Deixe em infusão por 10 a 15 minutos em recipiente tampado.
- Após esse período, coe e consuma preferencialmente sem adoçar.
Conforme a especialista, a ginkgo biloba tende a aumentar o risco de sangramento e, por isso, a ingestão do chá é contraindicada para pessoas que fazem o uso de anticoagulantes. “Pacientes com distúrbios de coagulação, que irão passar por cirurgias ou apresentam histórico de sangramentos devem evitar o consumo”, sustenta.
A nutricionista ensina o passo a passo do preparo do chá
Segundo Thays, gestantes e lactantes não devem tomar o chá de ginkgo biloba devido à “falta de estudos de segurança”. Indivíduos que estejam fazendo o uso de medicamentos antidepressivos e anti-hipertensivos também precisam evitar o consumo da infusão.
Circulação
Pós-graduada em estética esportiva, a especialista salienta que a planta também apresenta efeitos antioxidantes, capazes de combater o estresse oxidativo celular. Outro benefício mencionado por Thays envolve a saúde vascular. “Melhora a circulação periférica e possível redução dos sintomas relacionados à insuficiência vascular”, acrescenta.
“A ginkgo biloba beneficia a circulação sanguínea por meio de diversos mecanismos: vasodilatação, melhora da flexibilidade dos vasos sanguíneos, redução da viscosidade sanguínea e proteção do endotélio vascular”, cita a nutricionista. Ela complementa sobre os ativos flavonoides e terpenoides promoverem o relaxamento da musculatura lisa vascular.
O chá de ginkgo biloba oeferece benefícios para a sáude vascular
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.