MAIS

    “Chihuahua”, juiz do tribunal do crime do Bonde dos 40, é preso

    Por

    Considerado uma das lideranças da facção criminosa Bonde dos 40, Lucas Silva Gonçalves de Sousa (foto em destaque), mais conhecido como “Chihuahua”, foi preso em operação policial conjunta ocorrida em São Gonçalo (RJ) na manhã desta quinta-feira (24/7).

    O homem é suspeito de chefiar uma organização criminosa especializada em roubo de cargas, tráfico de drogas, latrocínios e extorsões no Maranhão.

    Leia também

    Ele foi localizado no bairro Mutuapira, em uma região dominada por criminosos ligados à facção Comando Vermelho (CV). Segundo a PCERJ, a localização e detenção do alvo foram possíveis graças ao trabalho integrado de inteligência e cooperação entre as Delegacias Especializadas dos dois estados.

    Chihuahua é conhecido por ocupar função de comando disciplinar dentro do Bonde dos 40. Conforme apontado pelos investigadores, o criminoso contava com o poder de decisão sobre ações violentas, aplicação de punições internas e cobrança de valores ilícitos.

    Apontado como figura de confiança da cúpula da facção, também era responsável por manter a arrecadação financeira da organização por meio de esquemas criminosos que atuavam na BR-135, em São Luís (MA). Essas ações envolviam roubos, latrocínios, extorsões e outros crimes patrimoniais de alta gravidade.

    A polícia destacou que a captura de Chihuahua representa um duro golpe na estrutura operacional e financeira da facção, com impacto direto sobre a articulação dos crimes patrimoniais e o tráfico de entorpecentes na região nordeste.

    A ação foi deflagrada em uma parceria entre a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com o Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC) da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) da Polícia Civil do Maranhão, prendeu *

    A DRF segue apurando os desdobramentos da investigação e reforça a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas.