MAIS

    Chuvas e geadas acompanham frio em parte do Brasil; confira o clima

    Por

    Os próximos dois dias poderão ser de chuva nas capitais do Sudeste, com exceção de São Paulo. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontam que Rio de Janeiro e Belo Horizonte, neste sábado (12/7), e Vitória, já nesta sexta-feira (11/7), poderão ter precipitações para acompanhar o frio que tem sido constante no Centro-Sul do país.

    Nas regiões Norte e Nordeste, o instituto mantém os alertas para temporais e potenciais acumulados de chuva, seguindo a tendência da semana.

    Segundo o Climatempo, é possível que, neste sábado, haja chuva fraca ou moderada durante a tarde no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. O órgão também ponta que haverá chuva constante na capital capixaba, Vitória, durante sexta e sábado.

    Leia também

    Já entre as capitais da Região Sul, a temperatura mínima nesta sexta será em Curitiba (9°C) e a máxima, em Florianópolis (21°C), com pouca — ou nenhuma — variação neste sábado. O Inmet também emitiu alerta de geada para o sul do Rio Grande do Sul, embora o Inpe aponte a possibilidade do fenômeno apenas em pontos isolados de Santa Catarina e Paraná.

    No Norte, há previsão de chuvas mais fortes no extremo norte do Amazonas e em todo o estado de Roraima, além de partes do Pará e do Amapá. Nessa região como um todo, os acumulados são justificados pela termodinâmica local, com o calor e a umidade favorecendo a formação de nuvens de chuva principalmente durante a tarde.

    No Nordeste, há o aviso de potenciais acumulados de chuva em parte do litoral da região. Os alertas compreendem uma área que vai desde o litoral norte de Alagoas, passa por Pernambuco, Paraíba e vai até o Rio Grande do Norte. Há previsão, ainda, para chuvas mais fracas no norte do Maranhão e em todo o litoral baiano.

    Na Região Centro-Oeste, as temperaturas mínimas permanecem mais baixas, acompanhadas de um cenário de amplitude térmica, com máximas elevadas. O destaque, nesse sentido, vai para Cuiabá, nesta sexta: a capital mato-grossense amanhece com 17°C, enquanto a máxima ao longo do dia poderá chegar aos 32°C. A faixa central do país também tem enfrentado baixos índices de umidade relativa do ar ao longo desta semana.

    Alerta para chuvas

    A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:

    • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
    • Observe alteração nas encostas;
    • Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
    • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
    • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).