Capital do Mato Grosso do Sul, o município de Campo Grande é uma das cidades mais arborizadas do mundo. Recentemente, o destino recebeu, pela sexta vez consecutiva, o título de Tree City of the World (Cidade Árvore do Mundo). O prêmio, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela Fundação Arbor Day, contempla os esforços da cidade em manter e expandir suas áreas verdes e garantir um ambiente mais sustentável e saudável para a população.
Leia também
-
SP tem as cidades com mais ruas arborizadas do país. Saiba quais são
-
Censo IBGE: 58,7 milhões de pessoas vivem em vias sem arborização
-
Goiânia recebe título de Cidade Arborizada do Mundo da ONU
A iniciativa Tree City of the World foi criada para reconhecer localidades que se destacam no manejo sustentável de suas florestas urbanas. Atualmente, 210 cidades em 24 países fazem parte da rede, que busca promover boas práticas e incentivar a troca de experiências entre os municípios. No Brasil, são 34 destinos reconhecidos, sendo que, no Mato Grosso do Sul, além de Campo Grande, Três Lagoas também recebeu o título.
Para receber o prêmio, as localidades participantes precisam atender a critérios rigorosos, como a existência de um órgão dedicado à gestão das árvores, a criação de leis específicas para o manejo da arborização, a realização de eventos de conscientização e investimentos contínuos em plantios e manutenção. Campo Grande é a única no Brasil a ser reconhecida por seis anos consecutivos.
Uma das cidades mais arborizadas do mundo
Segundo dados do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 91,4% dos domicílios da capital sul-mato-grossense estão localizados em vias públicas com pelo menos uma árvore. O estudo, que analisou as características urbanísticas do entorno dos domicílios, considerou apenas a presença de árvores em áreas públicas, excluindo aquelas em quintais privados.
No contexto nacional, a média de brasileiros que vivem em ruas arborizadas é de 66%. Em contraste, 34% da população reside em vias sem nenhuma árvore. Entre os estados, Mato Grosso do Sul se destaca como o único com percentual acima de 90% de moradores em ruas arborizadas, atingindo 92,5%.
A arborização urbana proporciona uma série de benefícios para a população, a exemplo da redução das ilhas de calor, da melhoria da qualidade do ar e da promoção do bem-estar físico e mental.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.