Portal Estado do Acre Notícias

Clima: chuvas e geadas continuam a castigar parte do país; confira

clima:-chuvas-e-geadas-continuam-a-castigar-parte-do-pais;-confira

Clima: chuvas e geadas continuam a castigar parte do país; confira

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta-feira (9/7) continuará com tempo firme em boa parte do país, com exceção de partes da regiões Norte e Nordeste, onde o órgão manteve os alertas para temporais e potenciais acumulados de chuva.

O órgão também aponta as baixas temperaturas na região centro-sul do país, com possibilidade de geadas isoladas no Sul e de locais com maior amplitude térmica no Centro-Oeste.

Leia também

No Norte, há previsão de chuvas mais fortes no extremo norte do Amazonas e em grande parte de Roraima, além da parte nordeste do Pará e no leste do Amapá. Nessa região como um todo, os acumulados são justificados pela termodinâmica local, com o calor e a umidade favorecendo a formação de nuvens de chuva principalmente durante a tarde.

O órgão emitiu alertas amarelos de riscos potenciais de chuvas na região. Assim como no Nordeste, onde os alertas compreendem todo o litoral do Maranhão, de Pernambuco e boa parte do Rio Grande do Norte.

Já na Região Centro-Oeste, as temperaturas mínimas permanecem mais baixas, acompanhadas de um cenário de amplitude térmica, com máximas elevadas.

No Sudeste, as temperaturas se mantêm baixas. Na região, as capitais mais quentes serão Belo Horizonte e Vitória, com 24°C cada. São Paulo vai marcar máxima de 18°C, enquanto o Rio de Janeiro terá 22°C.

O Inmet também alerta para a possibilidade de geada na região Sul. O cenário é previsto para o extremo sul do Rio Grande do Sul e para a faixa central dos estados de Santa Catarina e Paraná. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), também é provável que haja geadas em pontos isolados dos estados de São Paulo e até Minas Gerais.

Alerta para chuvas

A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:

Sair da versão mobile