De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a terça-feira (8/7) será de tempo firme em boa parte do país, com exceção da Região Norte e em parte do litoral do Nordeste, onde há alertas para temporais e potenciais acumulados de chuva.
No centro-sul, as baixas temperaturas permanecem, com possibilidade de geadas isoladas e de locais com maior amplitude térmica. Já o Sul tem alertas para geadas. O cenário é previsto para o extremo sul do Rio Grande do Sul e para a faixa central dos estados de Santa Catarina e Paraná.
Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), também é provável que haja geadas em pontos isolados mais ao sul dos estados de São Paulo e até Minas Gerais.
Leia também
-
Vai esquentar? Inverno chega com temporais no Sul e Nordeste. Confira
-
Temperatura baixas, temporais e geadas: confira o tempo nesta 4ª
-
Ciclone extratropical causará temporais em 4 estados. Veja onde
-
Após temporais, semana inicia com previsão de instabilidade no clima
No Norte, segundo o Inmet, há previsão de chuvas mais fortes no extremo norte do Amazonas e do Pará, em grande do Amapá e em todo o território de Roraima. Nessa região como um todo, os acumulados são justificados pela termodinâmica local, com o calor e a umidade favorecendo a formação de nuvens de chuva principalmente durante a tarde.
Na Região Centro-Oeste, as temperaturas mínimas permanecem mais baixas, acompanhadas de um cenário de amplitude térmica, ou seja, com máximas elevadas, provocando uma grande diferença entre a temperatura máxima e mínima registradas.
Já no Nordeste, o Inmet emitiu aviso de potenciais acumulados de chuva em parte do litoral da região. Os alertas compreendem o litoral norte da Bahia (incluindo Salvador), parte do litoral sul de Sergipe, todo o litoral da Paraíba e grande parte do estado do Rio Grande do Norte.
Alerta para chuvas
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).