Faltam poucas horas para o início das inscrições do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que teve o edital publicado pelo governo federal nessa segunda-feira (30/6). O cronograma oficial prevê que as inscrições estejam disponíveis a partir das 10h desta quarta-feira (2/7). Serão oferecidas no certame 3.652 vagas, distribuídas em 32 órgãos federais.
Também começa a valer nesta quarta o prazo para a solicitação da isenção da taxa de inscrição. Nesse caso, o prazo termina na terça-feira (8/7). Os candidatos que não solicitarem isenção e os que tiverem o pedido negado terão de pagar o valor de R$ 70.
O valor poderá ser quitado até o dia 21 de julho deste ano. As inscrições, por outro lado, encerram um dia antes, às 23h59 do dia 20 deste mês, pelo horário de Brasília.
Cronograma do CNU
- Inscrições: de 2 a 20 de julho de 2025 (pagamento até 21 de julho)
- Solicitação da isenção da taxa de inscrição: 2 a 8 de julho de 2025
- Prova objetiva: 5 de outubro de 2025, das 13h às 18h
- Convocação para prova discursiva: 12 de novembro de 2025
- Convocação – confirmação de cotas e PcD: 12 de novembro de 2025
- Envio de títulos: 13 a 19 de novembro de 2025
- Procedimentos de confirmação de cotas: 8 de dezembro a 17 de dezembro de 2025
- Prova discursiva para habilitados na 1ª fase: 7 de dezembro de 2025
- Previsão de divulgação da primeira lista de classificação: 30 de janeiro de 2026
Leia também
-
CNU 2025: veja a relação de blocos temáticos e cargos oferecidos
-
Entenda ação do CNU para equiparar mulheres classificadas na 2ª fase
-
Edital do CNU é publicado: saiba como se inscrever e datas do concurso
Regras da isenção
A isenção da taxa de inscrição, conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), é para quem está inserido no CadÚnico, é doador de medula e beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (ProUni).
Um ponto, no entanto, é preciso ficar claro: pertencer a um desses grupos torna o candidato elegível à isenção da inscrição. O benefício, porém, só será concedido em caso de solicitação, mediante análise.
Inscrição no CNU
Para realizar o procedimento de inscrição, é necessário possuir uma conta ativa no Gov.br, em qualquer nível, ou seja, pode ser ouro, prata ou bronze. Um dos requisitos também é possuir um CPF válido.
Após o login na conta Gov.br, é necessário seguir as orientações da plataforma. No momento da inscrição, o candidato deverá selecionar um dos nove blocos temáticos. Cada um deles reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.
Os nove blocos são: Seguridade Social: Saúde; Assistência Social e Previdência Social; Cultura e Educação; Ciência e Tecnologia; Engenharia e Arquitetura; Administração; Desenvolvimento Socioeconômico; Justiça e Defesa; Intermediário – Saúde; e Intermediário – Regulação.
O MGI alerta que não haverá o envio de documentos para inscrição via WhatsApp ou e-mail.
“É recomendado que as pessoas candidatas leiam com calma e atenção o edital, avaliem os perfis de cada bloco e cargo antes de fazerem sua inscrição”, orienta o MGI. Com o intuito de tirar dúvidas dos candidatos sobre o edital, o MGI anunciou que realizará uma live, na sexta-feira, dia 4 de julho, às 14h30, com transmissão pelo canal do MGI no YouTube.