Portal Estado do Acre Notícias

CNU tem contagem regressiva para início das inscrições. Confira datas

cnu-tem-contagem-regressiva-para-inicio-das-inscricoes.-confira-datas

CNU tem contagem regressiva para início das inscrições. Confira datas

Faltam poucas horas para o início das inscrições do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que teve o edital publicado pelo governo federal nessa segunda-feira (30/6). O cronograma oficial prevê que as inscrições estejam disponíveis a partir das 10h desta quarta-feira (2/7). Serão oferecidas no certame 3.652 vagas, distribuídas em 32 órgãos federais.

Também começa a valer nesta quarta o prazo para a solicitação da isenção da taxa de inscrição. Nesse caso, o prazo termina na terça-feira (8/7). Os candidatos que não solicitarem isenção e os que tiverem o pedido negado terão de pagar o valor de R$ 70.

O valor poderá ser quitado até o dia 21 de julho deste ano. As inscrições, por outro lado, encerram um dia antes, às 23h59 do dia 20 deste mês, pelo horário de Brasília.

Cronograma do CNU

Leia também

Regras da isenção

A isenção da taxa de inscrição, conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), é para quem está inserido no CadÚnico, é doador de medula e beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (ProUni).

Um ponto, no entanto, é preciso ficar claro: pertencer a um desses grupos torna o candidato elegível à isenção da inscrição. O benefício, porém, só será concedido em caso de solicitação, mediante análise.

Inscrição no CNU

Para realizar o procedimento de inscrição, é necessário possuir uma conta ativa no Gov.br, em qualquer nível, ou seja, pode ser ouro, prata ou bronze. Um dos requisitos também é possuir um CPF válido.

Após o login na conta Gov.br, é necessário seguir as orientações da plataforma. No momento da inscrição, o candidato deverá selecionar um dos nove blocos temáticos. Cada um deles reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.

Os nove blocos são: Seguridade Social: Saúde; Assistência Social e Previdência Social; Cultura e Educação; Ciência e Tecnologia; Engenharia e Arquitetura; Administração; Desenvolvimento Socioeconômico; Justiça e Defesa; Intermediário – Saúde; e Intermediário – Regulação.

O MGI alerta que não haverá o envio de documentos para inscrição via WhatsApp ou e-mail.

“É recomendado que as pessoas candidatas leiam com calma e atenção o edital, avaliem os perfis de cada bloco e cargo antes de fazerem sua inscrição”, orienta o MGI. Com o intuito de tirar dúvidas dos candidatos sobre o edital, o MGI anunciou que realizará uma live, na sexta-feira, dia 4 de julho, às 14h30, com transmissão pelo canal do MGI no YouTube.

Sair da versão mobile