MAIS

    Com recorde no turismo, Maranhão ganha destaque como destino nacional

    Por

    No Maranhão, junho é sinônimo de alegria e casa cheia. Bandeirinhas farfalham no Centro Histórico da capital São Luís, fogueiras ardem no asfalto, ritmos e batuques estendem as noites movimentadas dos arraiais em que se apresentam grupos populares. Os turistas se encantam pela rica mitologia do bumba-meu-boi e pela cadência do cacuriá. Junho também marca o início da alta temporada nos Lençóis Maranhenses, destino em alta no turismo nacional.

    Não à toa, no mês dos festejos de São João foram registrados 89 mil desembarques no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís – o maior número da década e um crescimento de 19,03% em relação ao mesmo mês de 2024, no qual haviam sido registrados 75 mil desembarques. O levantamento é do Observatório do Turismo (Obstur-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA).

    Leia também

    Junho superou o desempenho de fevereiro, mês que apresentou um incremento de 15,25% do fluxo de desembarques na comparação com o ano anterior, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que apurou um aumento de 52.365 para 60.349 passageiros no mês da folia de momo.

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    Uma publicação compartilhada por Governo do Maranhão (@governoma)

    Esforço de divulgação do destino

    O governo do Maranhão tem feito significativos esforços para impulsionar o setor de turismo. Com treinamentos voltados ao trade, comparecimento em feiras e eventos e uma contínua promoção de imagens que remetem às belezas naturais e culturais do estado, o governo apresenta ao Brasil a vantagem competitiva do Maranhão como destino turístico.

    Os números confirmam a tendência de crescimento do setor. Em 2023, foram registrados 765.727 desembarques em São Luís. Já em 2024, esse número subiu para 807.582, um crescimento anual de 5,47%. O fluxo total de passageiros também aumentou de 1.524.541 para 1.609.653, representando variação positiva de 5,58%.

    “Esses números qualificam a política de turismo do Maranhão e são resultado direto de um esforço contínuo do governo estadual. Vamos continuar buscando estratégias para promover as belezas naturais que temos, e a expectativa é que este número cresça em todas as temporadas para que mais pessoas escolham o Maranhão como destino”, avalia a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

    Imperatriz

    A motivação dos viajantes não se limita às datas comemorativas. E isso pode ser observado no número de desembarques no município de Imperatriz, importante polo econômico do estado e porta de entrada para para a região tocantina. Por lá, o número de desembarques cresceu 16,32%, saindo de 136.617 em 2023 para 158.913 em 2024. Já o fluxo total de passageiros saltou de 284.057 para 324.038, variação de 14,07%.

    “O Obstur-MA acompanha esses dados, e esse avanço nos desembarques é um indicativo de que estamos no caminho certo. A partir dessas informações, conseguimos buscar estratégias para o planejamento de ações mais eficazes, seja na promoção do destino ou na articulação com outros setores”, relata Igor Almeida, coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão.

    Governo do Maranhão
    Instagram | Facebook