O governo do Piauí (PI) anunciou, nessa quinta-feira (10/7), mais de 200 novas vagas para a Polícia Civil do estado. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) deverá ficar responsável por organizar a prova e publicar o edital no prazo máximo de oito meses, conforme previsto no decreto que autoriza o concurso (nº 23.950).
Serão pelo menos 30 vagas para delegado de polícia, 150 para investigador e 20 para perito criminal, para início imediato. O cronograma e exigências específicas para cada cargo será divulgado em breve no site oficial da SSP-PI.
Leia também
-
Concurso da Polícia Federal: edital passa por tentativa de fraude
-
Concurso da PRF: entenda PEC que cria a Polícia Viária Federal
-
Governador do Rio autoriza concurso para a Polícia Civil
-
Concurso Câmara: edital para Policial Legislativo previsto para 2025
O edital estabelece que o concurso deve contar com provas objetivas e, a depender do cargo, também provas de títulos. Outras etapas podem envolver exames físicos e avaliações psicotécnicas, sempre seguindo critérios técnicos e legais.
De acordo com o governo do Piauí, o objetivo é promover o fortalecimento das forças de segurança. Em 2024, o estado nordestino teve o maior aumento da década na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, de acordo com o Atlas da Violência.