Impossível entrar no Instagram, TikTok e X e sem se deparar com alguma postagem sobre a sensação gastronômica: o morango do amor. E muitas pessoas estão tentando reproduzir a receita em casa. Enquanto alguns obtiveram sucesso na empreitada doce, outros fracassaram na hora de preparar o caramelo avermelhado.
Leia também
-
Receita: chef ensina como deixar curau de milho mais cremoso
-
Chef ensina técnica fácil para deixar o vinho gelado por mais tempo
-
Sopa anti-inflamatória “espanta” gripe e reduz o inchaço; aprenda
-
Chef e nutricionista ensina receita de chocolate quente saudável
A coluna Claudia Meireles deseja fazer o doce, mas quer passar bem longe de qualquer perrengue no comando da panela. E para evitar transtornos, foi atrás da confeiteira Janaína Saldanha, de Brasília. A especialista ensinou como preparar o caramelo perfeito do morango do amor.
Receita do caramelo do morango do amor
Primeiramente, é preciso adicionar os seguintes ingredientes em uma panela de fundo grosso, conforme lista a confeiteira:
- 2 xícaras de açúcar
- 1/2 xícara de água
- 1 colher de sopa de vinagre
Janaína recomenda mexer levemente apenas no início, para dissolver o açúcar. “Depois não mexa mais, senão pode açucarar”, aconselha. O terceiro passo envolve deixar ferver em fogo médio até atingir o ponto de bala dura, ou seja, 150 °C.
“Se não tiver termômetro, pingue um pouco do caramelo em um copo de água fria. O doce deve virar uma bolinha dura e quebradiça”, ensina a confeiteira.
Para a última etapa do rumo ao caramelo perfeito do morango do amor, a especialista orienta: “Quando chegar no ponto, desligue o fogo e adicione o corante vermelho. Mexa suavemente até misturar”.
Caso queira um tom mais cintilante e intenso de caramelo, Janaína instrui adicionar pó para decoração e corante no açúcar antes de cozinhar. “Fica lindo o resultado”, garante.
Dica da confeiteira
A especialista indica utilizar um ácido, como o vinagre ou limão, no preparo do caramelo. “Isso auxilia na não recristalização do açúcar”, enfatiza. Ela sugere usar o fogo médio e priorizar panelas de fundo grosso.
Segundo Janaína Saldanha, outro ponto importante é não mexer mais depois do fogo ligado e dissolução do açúcar. “Esse processo também auxilia a não empedrar o caramelo”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.