Depois de iniciar uma guerra comercial contra o Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta para Jair Bolsonaro, ex-líder brasileiro acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022. A correspondência foi encaminhada nesta quinta-feira (17/7).
No documento, Trump voltou a defender o ex-presidente brasileiro e afirmou que Bolsonaro está recebendo um tratamento terrível de “um sistema injusto”.
O presidente norte-americano voltou a confirmar que a tarifa de 50% contra exportações brasileiras é resultado direto do julgamento de Bolsonaro.
“Expressei fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto”, escreveu Trump.
Leia também
-
Os acenos de Trump a Bolsonaro que levaram à taxa de 50% ao Brasil
-
Trump publica carta a Bolsonaro: “Sistema se voltou contra você”
-
Lula ironiza Bolsonaro após Trump dizer que não é amigo dele
-
Bolsonaro diz que criou o Pix e se oferece para negociar com Trump
Veja a tradução:
Prezado Sr. Bolsonaro
Vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deveria acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso com ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo. Expressei fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto.