MAIS

    Conheça a cidade do interior de SP que bota 290 ovos por segundo

    Por

    No coração do interior paulista, uma cidade pequena em população chama atenção por um motivo inusitado: ovos. Com pouco mais de 20 mil habitantes, Bastos carrega com orgulho o título de Capital do Ovo. E não é à toa: o município produz cerca de 22 milhões de ovos por dia, o equivalente a 290 ovos por segundo, segundo estimativas do setor.

    O volume impressiona porque representa, sozinho, cerca de 11% da produção nacional e 45% do total produzido no estado de São Paulo, de acordo com o portal AviSite. Os números são possíveis graças a um plantel de aproximadamente 30 milhões de aves alojadas – o maior plantel de galinhas de postura do país.

    Leia também

    Fundada oficialmente em 18 de junho de 1928, Bastos faz parte da região de Marília, no arranjo populacional de Tupã (SP). A cidade surgiu nas terras da antiga Fazenda Bastos, de propriedade de Henrique Bastos, pai de Charles Bastos. A fundação do município foi liderada por Senjiro Hatanaka, enviado pelo governo japonês para procurar terras que pudessem receber imigrantes japoneses.

    Leia a reportagem completa no portal Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.