Em um parque em São Paulo, uma adestradora de animais silvestres e domésticos se comunica na “língua” dos bem-te-vis. Karina Scariott, de 26 anos, tem viralizado nas redes sociais ao imitar o canto dos pássaros e provocar uma pequena “reunião” da espécie. A jovem vocaliza um som muito similar ao do bem-te-vi, os animais da região acabam se confundindo com o canto e cercam os arredores.
Leia também
-
Ave extinta reaparece e põe ovos pela primeira vez em 40 anos
-
Turistas praticam observação de pássaros em Brasília; entenda o hobby
-
Vídeo: mulher chega atrasada ao trabalho após pássaro interditar moto
A relação entre Scariott e os animais é antiga. Em entrevista ao Metrópoles, a atriz e adestradora conta que sempre conseguiu entender bem os cães e gatos de casa, mesmo quando criança. Os pássaros também não passavam despercebidos por Karina, que afeiçoava às aves, tanto as engaioladas, quanto as que eram livres e visitavam a casa onde ela morava em Cascavel, Paraná.
Devido à forte conexão com a natureza, ela passou a tentar se comunicar com os animais, imitando os sons feitos por diferentes espécies. Atualmente, ela consegue imitar o som de mais de 35 espécies diferentes de animais; entre eles mamíferos e aves. “Eu assistia muitos documentários de animais. Acho que eu sempre quis ser um animal em essência, eles são mais evoluídos do que nós”, acredita.
As habilidades não foram esquecidas quando ela se mudou para São Paulo, há um ano e meio. Nos parques, ela ainda mantém o contato com a natureza, onde grava vídeos “chamando” as aves. No seu perfil pessoal, ela publicou uma gravação imitando (confira aqui) o canto com perfeição, o que causou um alvoroço entre os animais da espécie, que responderam ao chamado de prontidão.
Os pássaros sobrevoaram metros acima, enquanto cantavam. “Estão enlouquecidos. Eu acho que entrei no território deles e eles ficam p*tos na disputa”, aponta a adestradora.
A conexão de Scariott com os animais a fez considerar, por muito tempo, o curso de veterinária. Entretanto, a prática da área não combinava com a forma que ela gostaria de atuar. Eventualmente ela desistiu, e passou a investir tanto no teatro quanto na dança. Hoje ela combina ambas as carreiras; adestradora e atriz.