MAIS

    Cotado à Presidência, Tarcísio lança programa “Trampolim” para emprego

    Por

    Cotado para disputar a Presidência da República em 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai lançar nesta terça-feira (8/7) o programa “Trampolim”, voltado à oferta de empregos. Segundo a gestão paulista, a iniciativa vai centralizar em uma plataforma digital informações sobre cursos de qualificação profissional, vagas de trabalho, orientação de carreira, entre outros serviços.

    O programa será lançada em evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, na zona sul da capital, na tarde desta terça. Na ocasião, Tarcísio também assinará a sanção do projeto de lei que institui o programa SuperAção, que visa combater a pobreza no Estado, e também o projeto que instituiu a carreira de Especialista Social.

    Leia também

    Para aliados, as iniciativas servirão para dar uma “marca social” ao mandato, representando uma vacina contra possíveis críticas de opositores nas eleições do próximo ano. O programa foi apelidado de “Bolsa Família” de Tarcísio pela oposição, que classifica a medida como eleitoreira, com críticas ao seu caráter genérico e ao baixo volume de famílias que serão atendidas.

    O lançamento do “Trampolim” será o primeiro evento público do governador de São Paulo após sua participação no Fórum Lisboa, no qual foi anunciado como “presidenciável inequívoco” pelo moderador de um dos painéis, o ex-ministro da Defesa e Segurança Pública, Raul Jungmann. O mandatário paulista foi ovacionado pelo público presente.

    Com a inelegibilidade e a possível prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em meio julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF), tem crescido nos bastidores as especulações de que Tarcísio deve receber a “benção” e o apoio do padrinho político para disputar o Palácio do Planalto no próximo ano.

    Sinais para 2026

    • Embora venha repetindo que tentará a reeleição em São Paulo no ano que vem, Tarcísio de Freitas e seus aliados têm dado cada vez mais sinais de que a disputa à Presidência da República pode ser seu destino político em 2026.
    • Os últimos discursos públicos, o lançamento de uma versão estadual do programa Bolsa Família e até a perda de peso estão entre os indícios de que Tarcísio caminha para concorrer ao Palácio do Planalto como representante do bolsonarismo nas urnas.
    • Após ser anunciado como presidenciável por Jungmann no “Gilmarpalooza”, na última sexta-feira (4/7), o governador sorriu, mas não comentou sobre o assunto. Em seu discurso, abordou pautas nacionais, como diplomacia, controle da inflação e reforço de segurança nas fronteiras.
    • Uma semana atrás, ao lado de Bolsonaro na manifestação na Avenida Paulista, Tarcísio também mirou assuntos federais e atacou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ainda não havia feito desde que se tornou governador.
    • Aliados também observam que os movimentos de líderes partidários de direita e centro-direita, em torno de uma candidatura presidencial de Tarcísio, tem se intensificado nos últimos meses.
    • Além disso, o chefe do Palácio dos Bandeirantes é o candidato favorito da maioria dos agentes do mercado financeiro e empresários do agro, tem desempenhado em pesquisas de intenção de votos e investiu até numa rotina mais saudável, que o fez perder 20 quilos.
    • No mundo dos negócios e na arena política, não é incomum ouvir que essa conjunção de fatores é como um “cavalo encilhado” para levar o governador ao Planalto.
    • Publicamente, Tarcísio afirma que é candidato à reeleição no Estado de São Paulo e apoia Jair Bolsonaro (PL) à Presidência, ainda que o ex-presidente esteja inelegível.