Cotado para disputar a Presidência da República em 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai lançar nesta terça-feira (8/7) o programa “Trampolim”, voltado à oferta de empregos. Segundo a gestão paulista, a iniciativa vai centralizar em uma plataforma digital informações sobre cursos de qualificação profissional, vagas de trabalho, orientação de carreira, entre outros serviços.
O programa será lançada em evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, na zona sul da capital, na tarde desta terça. Na ocasião, Tarcísio também assinará a sanção do projeto de lei que institui o programa SuperAção, que visa combater a pobreza no Estado, e também o projeto que instituiu a carreira de Especialista Social.
Leia também
-
Tarcísio endossa apoio de Trump a Bolsonaro: “Julgado só pelo povo”
-
TCESP vê “valores atípicos” de emendas voluntárias do governo Tarcísio
-
Vice de SP aponta “descaso” com Bolsonaro e manda indireta a Tarcísio
-
Os sinais de que Tarcísio caminha para disputar a Presidência em 2026
Para aliados, as iniciativas servirão para dar uma “marca social” ao mandato, representando uma vacina contra possíveis críticas de opositores nas eleições do próximo ano. O programa foi apelidado de “Bolsa Família” de Tarcísio pela oposição, que classifica a medida como eleitoreira, com críticas ao seu caráter genérico e ao baixo volume de famílias que serão atendidas.
O lançamento do “Trampolim” será o primeiro evento público do governador de São Paulo após sua participação no Fórum Lisboa, no qual foi anunciado como “presidenciável inequívoco” pelo moderador de um dos painéis, o ex-ministro da Defesa e Segurança Pública, Raul Jungmann. O mandatário paulista foi ovacionado pelo público presente.
Com a inelegibilidade e a possível prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em meio julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF), tem crescido nos bastidores as especulações de que Tarcísio deve receber a “benção” e o apoio do padrinho político para disputar o Palácio do Planalto no próximo ano.
Sinais para 2026
- Embora venha repetindo que tentará a reeleição em São Paulo no ano que vem, Tarcísio de Freitas e seus aliados têm dado cada vez mais sinais de que a disputa à Presidência da República pode ser seu destino político em 2026.
- Os últimos discursos públicos, o lançamento de uma versão estadual do programa Bolsa Família e até a perda de peso estão entre os indícios de que Tarcísio caminha para concorrer ao Palácio do Planalto como representante do bolsonarismo nas urnas.
- Após ser anunciado como presidenciável por Jungmann no “Gilmarpalooza”, na última sexta-feira (4/7), o governador sorriu, mas não comentou sobre o assunto. Em seu discurso, abordou pautas nacionais, como diplomacia, controle da inflação e reforço de segurança nas fronteiras.
- Uma semana atrás, ao lado de Bolsonaro na manifestação na Avenida Paulista, Tarcísio também mirou assuntos federais e atacou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ainda não havia feito desde que se tornou governador.
- Aliados também observam que os movimentos de líderes partidários de direita e centro-direita, em torno de uma candidatura presidencial de Tarcísio, tem se intensificado nos últimos meses.
- Além disso, o chefe do Palácio dos Bandeirantes é o candidato favorito da maioria dos agentes do mercado financeiro e empresários do agro, tem desempenhado em pesquisas de intenção de votos e investiu até numa rotina mais saudável, que o fez perder 20 quilos.
- No mundo dos negócios e na arena política, não é incomum ouvir que essa conjunção de fatores é como um “cavalo encilhado” para levar o governador ao Planalto.
- Publicamente, Tarcísio afirma que é candidato à reeleição no Estado de São Paulo e apoia Jair Bolsonaro (PL) à Presidência, ainda que o ex-presidente esteja inelegível.