Em celebração ao 9 de julho, data que marca a Revolução Constitucionalista de 1932, autoridades receberam a medalha Armando Romagnoli “Herói Paulista – Combatente de 32”. Entre os homenageados estão o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), e o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP), cotados para suceder o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso ele concorra às eleições presidenciais.
Fontes do Palácio dos Bandeirantes têm notado que as articulações no entorno do governador para uma candidatura ao Planalto aumentaram desde a ida de Tarcísio ao Fórum de Lisboa, organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, na capital portuguesa. As movimentações nos bastidores, mais intensas entre aliados do que por iniciativa do governador, abrem uma disputa à sucessão no governo paulista.
10 imagens
Fechar modal.
1 de 10
Tarcísio e André do Prado na Solenidade Cívico-Militar em Comemoração ao 93° Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932
Pablo Jacob/Governo do Estado de SP2 de 10
Tarcísio de Freitas, André do Prado e Guilherme Derrite durante solenidade que celebra os 93 anos da Revolução Constitucionalista de 1932
Ramiro Brites/Metrópoles3 de 10
Tarcísio de Freitas durante solenidade Cívico-Militar em Comemoração ao 93° Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932
Pablo Jacob/Governo do Estado de SP4 de 10
André do Prado é homenageado em solenidade do 9 de Julho em SP
Ramiro Brites/Metrópoles5 de 10
André do Prado é homenageado em solenidade do 9 de Julho em SP
Ramiro Brites/Metrópoles6 de 10
André do Prado conversa com Tarcísio durante solenidade Cívico-Militar em Comemoração ao 93° Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932
Ramiro Brites/Metrópoles7 de 10
Tarcísio de Freitas e Guilherme Derrite na Solenidade Cívico-Militar em Comemoração ao 93° Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932
Pablo Jacob/Governo do Estado de SP8 de 10
Tarcísio de Freitas durante solenidade Cívico-Militar em Comemoração ao 93° Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932
Pablo Jacob/Governo do Estado de SP9 de 10
Tarcísio de Freitas, André do Prado e Guilherme Derrite durante solenidade que celebra os 93 anos da Revolução Constitucionalista de 1932
Ramiro Brites/Metrópoles10 de 10
Tarcísio de Freitas, André do Prado e Guilherme Derrite durante solenidade que celebra os 93 anos da Revolução Constitucionalista de 1932
Ramiro Brites/Metrópoles
Aliado do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, André do Prado tem se prontificado para estar a postos para a vaga que pode se abrir. Ele e os demais postulantes dependem do aval do outro líder do PL, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Prado já declarou publicamente que estaria “preparado” para assumir o posto. E, nesta quarta-feira (9/7), em uma brincadeira durante o evento militar, reiterou a aliados que estaria “pronto, como um soldado” para o posto.
Números da Paraná Pesquisas
Em uma sondagem divulgada nesta quarta-feira pelo Paraná Pesquisas, Prado aparece com 4,9% das intenções de voto. Em outro cenário, o instituto sondou o nome de Guilherme Derrite para o posto. O secretário de Segurança Pública de Tarcísio apareceu com 18% dos votos.
O plano traçado por líderes do Progressistas em 2026 para Derrite, que também foi homenageado nesta terça-feira (9/7), é para uma vaga ao Senado. No entanto, aliados não descartam a possibilidade de tê-lo como um nome ao governo do Estado, se Tarcísio concorrer ao Planalto. A costura pelo apoio a Derrite para o Palácio dos Bandeirantes passaria por um acordo com o senador Ciro Nogueira (PP), que tem externado a aliados a vontade de ser candidato a vice-presidente em 2026.
Casa de luxo de Derrite
A honraria recebida por Derrite ocorre uma semana depois de o Metrópoles ter revelado uma casa milionária construída pelo secretário em um condomínio de Porto Feliz, no interior de São Paulo. Segundo o construtor do imóvel, a obra é paga por um empresário e amigo de infância de Derrite.
A Ordem do Mérito Armando Romagnoli “Herói Paulista – Combatente de 32” foi criada em 2024, por meio de decreto assinado por Tarcísio de Freitas. Ela é concedida pela Sociedade Veteranos de 32 – MMDC a “personalidades civis e militares, instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, à vista de seus méritos e relevantes serviços prestados ao Estado de São Paulo”.
Nunes recebe medalha constitucionalista
Outro nome que aparece nas pesquisas e foi homenageado neste 9 de julho é o prefeito Ricardo Nunes (MDB). Na sondagem do Paraná Pesquisas, o desempenho de Nunes é o melhor entre os candidatos de direita. Ele é o único que ficaria à frente do ministro de Empreendedorismo, Márcio França (PSB).
Nunes foi agraciado com a medalha constitucionalista. Honraria mais antiga, a medalha foi criada por decreto assinado em 1989 pelo então governador Orestes Quércia. A homenagem também foi instituída pela Sociedade de Veteranos de 32 – MMDC.
Pesquisas eleitorais
- O Paraná Pesquisas traçou 10 cenários diferentes para o governo de São Paulo, no levantamento mais recente, divulgado nesta quarta-feira (9/7).
- Em quatro cenários, o nome de Tarcísio foi testado e, em todos, aparece com ampla vantagem. A disputa menos acirrada seria contra o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e mesmo assim, o atual mandatário estaria 24 pontos percentuais à frente.
- Nos cenários sem Tarcísio, o nome da direita que aparece mais à frente é o do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Nunes, porém, não foi testado em uma eventual disputa contra Alckmin.
- O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 1.680 eleitores eleitores de 85 municípios, entre os dias 4 e 8 de julho de 2025. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro do levantamento é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.