MAIS

    “Críticas são tão rasas”, diz Paolla Oliveira após ataques

    Por

    A atriz Paolla Oliveira tem acompanhado com surpresa a recepção do público à sua personagem Heleninha, no remake especial de Vale Tudo.

    Apesar de esperar empatia pela história da mulher que enfrenta o alcoolismo, a artista tem percebido uma reação diferente: parte da audiência tem julgado, em vez de acolher a personagem.

    Leia também

    Comentou críticas

    “Me deparei com gente achando que o alcoolismo é uma doença de super-ricos, privilegiados. Em vez de se aproximarem da Heleninha — era essa minha expectativa —, essas pessoas estão se afastando, julgando. Em contrapartida, vejo muita gente entendendo. O importante é abordar o tema. Se a gente não levanta a bola, não tem jogo”, declarou ela ao jornal Extra.

    Paolla também revelou que tem uma vivência próxima ao tema e buscou embasamento para interpretar Heleninha com profundidade. Além de acompanhar um caso dentro da própria família, ela frequentou reuniões de Alcoólicos Anônimos e ouviu especialistas da área de saúde mental.

    Queria ser uma porta-voz

    “Eu tinha essa expectativa de ser uma porta-voz. E de fazer bem para que as pessoas se sentissem representadas, mas é difícil. Porque se ver representado num lugar tão difícil como esse pode gerar desconforto. O que eu mais faço o tempo todo é não sair do foco de transmitir a delicadeza e a intensidade desse problema”, refletiu.

    As reações nas redes sociais também chamaram sua atenção, especialmente pelos julgamentos superficiais sobre seu desempenho. A atriz pondera que, apesar do incômodo, críticas fazem parte do processo.

    “Não me blindo das críticas e nem posso, senão vivo num mundo paralelo. As críticas chegam ainda mais na internet e parei para tentar entendê-las melhor. A gente não pode só enaltecer quando é bom, a gente tem que ser verdadeira também quando acontece alguma coisa que não está no nosso controle, que foge da expectativa”, pontuou.

    “Mas as críticas são tão rasas, principalmente por conta desse poder que a internet deu às pessoas. Como artista, temos que saber lidar melhor com isso. E daí que eu me coloquei em perspectiva”, considerou.

    Explicou “tiques” da personagem

    Ela ainda explicou que alguns gestos da personagem – como o hábito de mexer constantemente no cabelo – têm justificativa emocional. “Isso surgiu quando ela se apaixonou pelo Ivan (Renato Góes). Daí ela não sabia onde colocar a mão… A obsessão, essa coisa agitada, essa ansiedade que a Heleninha tem junto com a sedução a transformou naquela mulher.”

    Com quase 20 anos de trajetória na TV Globo, Paolla se vê mais madura para lidar com pressões e expectativas. “A gente cai numa cilada de achar que tudo tem a ver com a gente. Se o personagem não foi aceito, a culpa é minha. Sofria à beça. (…) Agora, o período mais feliz para mim é passar por essa personagem que eu escolhi, difícil pra caramba, de maneira ousada, porque eu sou mesmo abusada”, afirmou.

    5 imagensPaolla Oliveira mostrou seu preparo para cena em novelaPaolla Oliveira está no elenco de Vale TudoPaolla Oliveira Paolla OliveiraFechar modal.1 de 5

    Paolla Oliveira diverte fãs ao fazer aula para “desaprender” a sambar

    Instagram/Reprodução2 de 5

    Paolla Oliveira mostrou seu preparo para cena em novela

    Reprodução.3 de 5

    Paolla Oliveira está no elenco de Vale Tudo

    Instagram/Reprodução4 de 5

    Paolla Oliveira

    Reprodução5 de 5

    Paolla Oliveira

    Instagram/Reprodução

    Se sentindo realizada

    Apesar da intensidade da personagem, a atriz se sente realizada. “Heleninha é uma personagem incômoda que me agrada. Ficaria triste se as pessoas falassem que ela não causa nada. Ela não é palatável, é indigesta mesmo. Com certeza, Heleninha me trouxe para uma vivência que eu nunca tinha experimentado antes, em que a vocação é maior que a profissão. Heleninha me deixa viva, me motiva, me desafia, me desgasta de um jeito que eu amo.”

    Por fim, Paolla reforçou que seguiu fiel ao trabalho, mesmo diante de comentários negativos. “Optei por fazer Heleninha de um jeito que talvez as pessoas não esperassem… Ainda bem que foi agora! Se fosse um tempo atrás, talvez sofresse. (…) Apareceram as críticas, fiquei calada, continuei fazendo o meu. Depois de duas semanas, as críticas mudaram. Acharam que mudei por causa delas, mas as cenas já estavam gravadas.”