Portal Estado do Acre Notícias

Cuide do banheiro e de você: plantas perfeitas para banheiros úmidos

cuide-do-banheiro-e-de-voce:-plantas-perfeitas-para-banheiros-umidos

Cuide do banheiro e de você: plantas perfeitas para banheiros úmidos

Banheiros podem parecer ambientes pouco convidativos para o cultivo de plantas, mas com a escolha certa, é possível transformar esse espaço em um cantinho verde relaxante e cheio de vida.

Leia também

Segundo o técnico em paisagismo Felipe Naves de Almeida, algumas espécies se adaptam muito bem à umidade, à pouca luz natural e às mudanças de temperatura comuns nesses locais. “Além de decorarem, elas purificam o ar, reduzem a umidade excessiva e ainda contribuem para o bem-estar emocional”, afirma o especialista.

Veja a seguir 8 plantas ideais para esse ambiente, segundo o especialista:

1. Samambaia (Nephrolepis exaltata)

“Gosta de umidade e meia-sombra, o que a torna perfeita para banheiros. Sua folhagem volumosa e pendente decora com leveza e, de quebra, ajuda a purificar o ar, absorvendo toxinas e liberando oxigênio”, explica Felipe.

Muito comum nas casas brasileiras, essa planta causa mau estar nos pets

2. Jibóia (Epipremnum aureum)

Para o paisagista, essa trepadeira resistente adora umidade e se adapta bem à pouca luz. Suas folhas verde-amareladas criam um efeito ornamental bonito, e ela ainda atua como filtro natural, removendo poluentes do ambiente.

A planta adora umidade e se adapta bem à pouca luz

3. Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)

“Ideal para quem esquece de regar, a zamioculca tem folhas brilhantes e firmes, tolera baixa luminosidade e traz um ar sofisticado ao espaço”, afirma Felipe. Além disso, é conhecida pela resistência e pelo baixo consumo de água.

Zamioculca: seu cultivo é de fácil cuidado, e ela requer poucas regas

4. Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)

De acordo com o especialista, ela é fácil de cuidar, ela resiste a condições adversas e purifica o ar até mesmo durante a noite. No banheiro, além de filtrar toxinas, funciona como uma barreira natural contra energias negativas.

As cores dessa planta conseguem ornar com paredes neutras

5. Lírio da Paz (Spathiphyllum)

Com suas flores brancas e folhagem verde-escura, o lírio da paz é ideal para ambientes úmidos e com pouca luz. É ótimo para reduzir mofo e esporos, sendo um aliado em banheiros abafados.

Planta muito encontrada nos lares brasileiros e consideradas tóxicas para os animais de estimação. Pode causar alterações nas funções renal e neurológica nos pets, além de dificuldade de engolir, irritação ocular e oral nas mucosas, e graves problemas respiratórios

6. Clorofito (Chlorophytum comosum)

Também chamado de gravatinha, tem folhas arqueadas com listras verdes e brancas. Vai bem em vasos suspensos e ajuda a absorver odores e impurezas do ar, tornando o ambiente mais fresco.

Clorofito (Chlorophytum comosum)

7. Planta-chinesa-do-dinheiro (Pilea peperomioides)

Charmosa e compacta, tem folhas arredondadas que combinam com banheiros modernos. Gosta de umidade e luz difusa, e ainda é símbolo de prosperidade e abundância.

Combina com banheiros modernos

8. Orquídea (Phalaenopsis)

Apesar de parecer delicada, a orquídea gosta de umidade e luz indireta, como a que entra pela janela do banheiro. Suas flores elegantes criam uma atmosfera tranquila e sofisticada.

A orquídea gosta de umidade e luz indireta

Felipe Naves de Almeida reforça: incluir plantas no banheiro vai além da estética. “Elas tornam o ambiente mais saudável e acolhedor. Basta escolher espécies compatíveis com a luz e a umidade do local e cuidar com carinho.”

Sair da versão mobile