Preta Gil foi velada na manhã desta sexta-feira (25/7), no Rio de Janeiro, em uma cerimônia marcada por emoção e homenagens. A despedida, que aconteceu cinco dias após a morte da cantora, reuniu familiares, amigos e fãs. Uma das ausências sentidas foi a de Daniela Mercury, amiga próxima da artista.
Francisco Gil ao lado do corpo da mãe, Preta Gil
Foto: TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa
Daniela Mercury e Preta Gil
Reprodução/Instagram
Regina Casé se emociona no velório de Preta Gil
TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa
Daniela Mercury e Preta Gil
Reprodução/Instagram
TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa
Nas redes sociais, a cantora explicou o motivo de não ter comparecido ao velório e compartilhou uma homenagem comovente.
“Eu e Malu [esposa de Daniela] não estamos no Brasil para ir ao velório e homenagear nossa amada amiga que admiramos imensamente”, escreveu.
Leia também
-
Por que a família de Preta Gil usou branco no velório da cantora
-
Velório de Preta Gil teve playlist com 100 músicas escolhidas por ela
-
Filho e neta de Preta Gil choram na saída do velório da cantora
Apesar da distância, Daniela fez questão de demonstrar carinho pela cantora e amiga. Ela publicou um vídeo ao lado de Preta, gravado durante uma visita ao hospital, cerca de um mês antes da morte da artista. O registro mostra um momento íntimo de afeto e conexão entre as duas.
“Uma mulher foda, genial, cheia de talento e consciência do mundo que vivia. Que Preta continue a inspirar mais e mais amor entre nós. Desejo que lembrar dela seja uma forma da gente ficar mais forte para enfrentar as dificuldades da vida”, compartilhou.
Daniela também destacou o papel de Preta Gil na luta por direitos e visibilidade da comunidade LGBTQIA+: “Ela merece todas as homenagens e todo esse amor, pois ela uniu todo mundo, multiplicou felicidade, lutou durante a vida por nossa comunidade LGBTQIA+ e muito mais”.
No último domingo (20/7), dia em que a morte da cantora foi confirmada, Daniela já havia feito uma homenagem ao compartilhar registros de momentos em que as duas dividiram o palco.
Veja como foi o velório de Preta Gil:
Morte de Preta Gil
A cantora Preta Gil morreu no último domingo (20/7), aos 50 anos, após uma longa luta contra um câncer colorretal. Ela estava nos Estados Unidos, onde fazia um tratamento experimental contra a doença.
A filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha revelou que foi diagnosticada com câncer em janeiro de 2023. Ao longo do ano, ela enfrentou diversas internações e cirurgias. Em dezembro, anunciou o fim do tratamento e o começo da reabilitação.
Preta manteve o acompanhamento médico e revelou o retorno do câncer, com metástase, em agosto de 2024. Após a nova descoberta, ela passou por outras cirurgias e realizou todos os tratamentos disponíveis no Brasil.
Em maio deste ano, a cantora foi para os Estados Unidos e se submeteu a um novo tratamento experimental. Durante a estadia, ela esteve acompanhada de amigos e familiares, além de receber diversas visitas.
A cantora deixa um filho, Francisco Gil — fruto do casamento com Otávio Müller —, e uma neta, Sol de Maria.