Na hora de dormir, é possível ser invadido pela famosa “fome nortuna”, um apetite que impede o sono de chegar no horário certo. Para evitar que o estômago atrapalhe a qualidade do descanso, o ideal nesses momentos é optar por uma fruta, especialmente aquelas que podem ajudar a estimular a tranquilidade e o relaxamento do corpo.
Leia também
-
As melhores frutas para retardar o envelhecimento e proteger o coração
-
Comer mais destes alimentos pode melhorar o seu sono, diz novo estudo
-
7 frutas que podem prejudicar sua saúde se consumidas em excesso
-
Veja até que horas é possível tomar café sem afetar o sono noturno
As escolhas corretas podem auxiliar no relaxamento dos músculos, ou mesmo estimular hormônios que irão trazer a sensação de tranquilidade. Segundo nutricionistas, as duas frutas mais indicadas para induzir o sono é a banana e a cereja. De acordo com o nutricionista Anderson Caldeira, a melhor forma de consumi-las é optar por três porções ao dia.
“Podendo ser a última delas na ceia, sendo essa a última refeição do dia. Pelo menos uma hora antes de dormir”, sugere o profissional.
Benefícios do consumo destas frutas
A banana é um alimento rico em triptofano, um aminoácido que o corpo converte em serotonina e melatonina. É o que explica a nutricionista Cíntia Firmino. “Esses são hormônios que regulam o sono”, detalha.
Firmino descreve que a banana ainda é rica em magnésio e potássio, nutrientes que ajudam a relaxar os músculos e a aliviar o estresse, facilitando o adormecer. A indicação da especialista é que a pessoa consuma a fruta crua, ou mesmo adicionada a vitaminas, smoothies, aveia ou iogurte. “Uma banana antes de dormir é uma opção prática e nutritiva”, adiciona.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
A banana é rica em potássio, fibras e vitaminas
Getty Images 2 de 4
Cerejas são ricas em fibras e possuem baixo índice glicêmico
Chris Clor via GettyImages3 de 4
Bananas muito maduras possuem alto teor de açúcar
LightStock/Getty Images4 de 4
A cereja apresenta baixo índice glicêmico
iStock
Já a cereja ácida — como a tart cherry — é uma fonte natural de melatonina, hormônio que controla o ciclo do sono-vigília, que é a alternância natural entre os estados de descanso e vigília ao longo do dia. A nutricionista destaca que consumir essa fruta pode aumentar os níveis do hormônio no organismo o que, por consequência, irá ajudar a regular o sono e melhorar a qualidade do descanso à noite.
A cereja pode ser consumida fresca, seca, ou mesmo na forma de suco. O ideal é preparar um taça da bebida e consumir cerca de uma hora antes de dormir, o que irá auxiliar na melhora da qualidade do descanso. “Evite versões com adição de açúcar para obter os benefícios máximos”, sugere Firmino.
Outra forma de consumo
Outra maneira de consumir essas frutas e se beneficiar dos nutrientes que aumentam a qualidade do sono é preparar uma espécie de “suchá”. Anderson Caldeira explica que a bebida é uma mistura de chá com fruta, podendo ser preparado da seguinte forma: faça um chá comum, como camomila e, posteriormente, bata ele com uma fruta. “Pra quem tem dificuldade em consumir infusões, a adição da fruta pode, inclusive, ajudar na adesão dessa prática”, sugere Caldeira, que atua no Grupo Kalin.