Terminou no início da noite desta sexta-feira (25/7) o velório de Preta Gil. O evento teve início no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, na sequência, o corpo foi levado para o Cemitério e Crematório da Penitência, na Zona Portuária, onde foi cremado. Quem participou do momento íntimo, voltado apenas a familiares e amigos próximos, porém, notou um detalhe que chamou a atenção.
Leia também
-
Gominho fala do luto e revela como está Drão, mãe de Preta Gil; vídeo
-
Por que a família de Preta Gil usou branco no velório da cantora
-
Filho e neta de Preta Gil choram na saída do velório da cantora
-
Gilberto Gil emociona ao se despedir de Preta Gil com beijo na testa
Detalhe inusitado
A coluna apurou que foi montado um bar dentro da sala do crematório que servia drinks sem álcool para os presentes. De acordo com José Gil, irmão de Preta Gil, esse foi um pedido feito pela própria cantora.
Após o encerramento da cerimônia no Cemitério da Penitência, José Gil conversou com a imprensa e falou da importância da irmã para a criação do trajeto dos megablocos de Carnaval no Centro da cidade, agora rebatizado como Circuito Preta Gil.
“Ela lutou tanto pra organizar, pra construir, pra ser possível que tivessem grandes blocos que hoje se recebe naquele circuito, então, é uma mulher que fica para a eternidade, fica na gente, em todo o Brasil. A gente segue”, lamentou ele.
A Prefeitura do Rio de Janeiro oficializou na noite desta quinta-feira (24/7) a mudança do nome em homenagem à cantora e empresária, que morreu no último domingo em decorrência de um câncer. Ao menos duas placas com a frase “Circuito de Blocos de Rua Preta Gil” foram instaladas pelo município ao longo do percurso dos megablocos.
7 imagens
Fechar modal.
1 de 7
Fãs se reúnem no centro do Rio para homenagear Preta Gil
Jean Telles/Coluna Fábia Oliveira2 de 7
TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa3 de 7
TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa4 de 7
Preta Gil posa sorridente para as redes sociais
Instagram/Reprodução5 de 7
TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa6 de 7
Fãs se despedem de Preta Gil no Theatro Municipal
TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa7 de 7
Fãs se despedem de Preta Gil no Theatro Municipal
TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa
Mais homenagens
A diretora Amora Mautner, que atualmente dirige a novela Eta Mundo Melhor, na TV Globo, também conversou com a imprensa e falou sobre o legado deixado por Preta Gil. “A Preta fez tudo o que ela queria a vida inteira, ela só fez o que era genuíno e daí vem uma das forças dela: ser quem ela é e mostrar pra gente que a gente tem que ficar menos preocupado com o que os outros acham e mais preocupado com a própria vida, coragem de ser quem a gente é. Essa é a maior lição que ela deixa.”
Quem também conversou com os jornalistas no Cemitério e Crematório da Penitência após a chegada do corpo de Preta Gil foi o influenciador Gominho. “É um momento muito triste. Eu estou vivendo um luto diferente do das pessoas. Como eu estou com ela desde o início mesmo, eu já tive tempo de maturar isso”, lamentou.
“Quando eu voltei de Nova Iorque, eu já tinha entendido tudo. Eu venho vivendo um luto vivo, três anos vivendo essa batalha”, disse ele. “Quando saiu a metástase, eu continuei com ela na luta, mas eu já tinha sentido algumas coisas. Então, o que sobra dela é o que a gente sabe… O astral, os ensinamentos naturais que ela deixou, eu aprendi todos”, acrescentou.