MAIS

    Dez nomes femininos vintages dos anos 1950 que voltaram à moda

    Por

    Escolher o nome de um bebê pode parecer uma tarefa difícil e carregada de responsabilidade. A forma como uma pessoa é batizada está ligada à identidade e à maneira como ela será referida no mundo. Aos pais que ainda estão indecisos, os nomes antigos, que para alguns podem soar “antiquados”, para outros denotam originalidade.

    Leia também

    Nomes vintages, além de soar mais elegantes, são carregados de significados, muitas vezes originados de outras línguas, ou mesmo de histórias mitológicas e tipicamente regionais. Caso você esteja considerando arriscar um nome criativo e singular, apostar em nomes antigos pode ser a saída ideal.

    Confira abaixo 10 nomes femininos para se inspirar:

    Maitê

    O nome Maitê tem origens basca e castelhana. Enquanto na tradução basca seria um adjetivo para “querida” ou “amada”, no idioma romântico espanhol pode significar “senhora do verão”, ou “soberana que colhe o que cultiva”.

    Aurora

    As origens do nome Aurora estão ligadas à mitologia romana. O significado tanto está conectado ao fenômeno natural das auroras polares como à deusa grega Eos, figura que voa pelos céus anunciando a chegada do amanhecer. A tradução do latim seria “amanhecer” ou “alvorecer”.

    Antonella

    O nome Antonella tanto seria o diminuitivo em italiano de Antônia, como uma versão feminina do nome latim Antonius. O nome romano está ligado ao Imperador Marco Antônio, e o significado dele está ligado à uma figura “valiosa” ou “inestimável”.

    Cecília

    Para aqueles que simpatizam com a área musical, o nome Cecília tem simbolismos que se conectam. Ao mesmo tempo que pode significar “sábia”, ainda se traduz como “guardiã dos músicos”.

    Esmeralda

    Conectada à pedra rara, o nome esmeralda também tem tradução do idioma latim para “raio ou clarão”. Além de denotar preciosidade, o nome carrega o significado de alguém que traz luz à casa, de forma que é impossível ignorar.

    Odette

    De origem francesa, Odette também é o nome da heroína e princesa do balé russo O Lago dos Cisnes. Originalmente, o nome significa “riqueza”, “rica” ou “herança”. Denota valor, sendo ideal para aqueles que acreditam no poder da atração para grandes ganhos.

    Verônica

    O nome é de origem grega, e surgiu a partir da variação Berenike. Seria uma versão macedônica do nome – dividindo raízes com o nome Berenice. Verônica seria uma junção dos elementos phéro, que significa “trazer”, e níke, que significa “vitória”. Por isso, a criança com esse nome teria o significado “portadora da vitória”.

    Olga

    De origem russa, escandinava, o nome Olga vem de “Oleg” – um adjetivo nórdico antigo heilagr, cuja  tradução significaria “próspero” ou “bem-sucedido”. Olga também é o nome de uma santa, venerada na Igreja Ortodoxa Oriental.

    Lucila

    Luminosa, brilhante e solar. Lucila é uma variação feminina para Lucius, cuja origem vem do latim. Lucius ou Lux, é traduzido como “luz” e, por isso, a versão feminina do nome tem o sentido como “aquela que traz luz”.

    Morgana

    Morgana seria o mar que circula, ou mesmo os círculos que fazem o mar. O nome tem origem no galês antigo e vem do celta Morcant. O nome está profundamente conectado à fada da mitologia galesa Morgan le Fay, uma feiticeira poderosa e com habilidades mágicas.