Escolher o nome de um bebê pode parecer uma tarefa difícil e carregada de responsabilidade. A forma como uma pessoa é batizada está ligada à identidade e à maneira como ela será referida no mundo. Aos pais que ainda estão indecisos, os nomes antigos, que para alguns podem soar “antiquados”, para outros denotam originalidade.
Leia também
-
Saiba qual o nome mais bonito do mundo para meninas, segundo estudo
-
Escolha de nome inusitado em chá de bebê gera polêmica nas redes
-
Veja os 5 nomes de meninas mais bonitos e populares em 2025
Nomes vintages, além de soar mais elegantes, são carregados de significados, muitas vezes originados de outras línguas, ou mesmo de histórias mitológicas e tipicamente regionais. Caso você esteja considerando arriscar um nome criativo e singular, apostar em nomes antigos pode ser a saída ideal.
Confira abaixo 10 nomes femininos para se inspirar:
Maitê
O nome Maitê tem origens basca e castelhana. Enquanto na tradução basca seria um adjetivo para “querida” ou “amada”, no idioma romântico espanhol pode significar “senhora do verão”, ou “soberana que colhe o que cultiva”.
Aurora
As origens do nome Aurora estão ligadas à mitologia romana. O significado tanto está conectado ao fenômeno natural das auroras polares como à deusa grega Eos, figura que voa pelos céus anunciando a chegada do amanhecer. A tradução do latim seria “amanhecer” ou “alvorecer”.
Antonella
O nome Antonella tanto seria o diminuitivo em italiano de Antônia, como uma versão feminina do nome latim Antonius. O nome romano está ligado ao Imperador Marco Antônio, e o significado dele está ligado à uma figura “valiosa” ou “inestimável”.
Cecília
Para aqueles que simpatizam com a área musical, o nome Cecília tem simbolismos que se conectam. Ao mesmo tempo que pode significar “sábia”, ainda se traduz como “guardiã dos músicos”.
Esmeralda
Conectada à pedra rara, o nome esmeralda também tem tradução do idioma latim para “raio ou clarão”. Além de denotar preciosidade, o nome carrega o significado de alguém que traz luz à casa, de forma que é impossível ignorar.
Odette
De origem francesa, Odette também é o nome da heroína e princesa do balé russo O Lago dos Cisnes. Originalmente, o nome significa “riqueza”, “rica” ou “herança”. Denota valor, sendo ideal para aqueles que acreditam no poder da atração para grandes ganhos.
Verônica
O nome é de origem grega, e surgiu a partir da variação Berenike. Seria uma versão macedônica do nome – dividindo raízes com o nome Berenice. Verônica seria uma junção dos elementos phéro, que significa “trazer”, e níke, que significa “vitória”. Por isso, a criança com esse nome teria o significado “portadora da vitória”.
Olga
De origem russa, escandinava, o nome Olga vem de “Oleg” – um adjetivo nórdico antigo heilagr, cuja tradução significaria “próspero” ou “bem-sucedido”. Olga também é o nome de uma santa, venerada na Igreja Ortodoxa Oriental.
Lucila
Luminosa, brilhante e solar. Lucila é uma variação feminina para Lucius, cuja origem vem do latim. Lucius ou Lux, é traduzido como “luz” e, por isso, a versão feminina do nome tem o sentido como “aquela que traz luz”.
Morgana
Morgana seria o mar que circula, ou mesmo os círculos que fazem o mar. O nome tem origem no galês antigo e vem do celta Morcant. O nome está profundamente conectado à fada da mitologia galesa Morgan le Fay, uma feiticeira poderosa e com habilidades mágicas.