Portal Estado do Acre Notícias

“Dias de clarear”, afirma Ivete em meio à polêmica com grupo de pagode

“dias-de-clarear”,-afirma-ivete-em-meio-a-polemica-com-grupo-de-pagode

“Dias de clarear”, afirma Ivete em meio à polêmica com grupo de pagode

A polêmica envolvendo a nova turnê de Ivete Sangalo, chamada Clareou, nome de um grupo de pagode do Rio de Janeiro, deve ganhar os meios judiciais. Mas parece que a cantora baiana não está ligando muito para a treta e resolveu fazer uma publicação usando o termo. Imediatamente, os seguidores da artista consideraram a postagem um deboche.

“Dias de clarear! Deus é maior, maior é Deus e quem tá com ele nunca está só”, escreveu ela na legenda de um vídeo em que aparece montando a cavalo. Como trilha sonora, Veveta colocou a música Clareou, de Xande de Pilares.

Leia também

Reação dos fãs

Mal compartilhou a gravação, os fãs de Ivete se divertiram nos comentários: “O afronte”, escreveu uma. “Quem pegou a referência? ”, questionou outro. “Amo a ‘porrada’ sutil, bem dada e inteligente. Ivete Sangalo não é rainha à toa! Com você, sempre vai clarear ou Clareou!!! rs”, observou uma terceira.

Também teve quem criticasse a atitude: “Ivete Sangalo, eu te amo! Porém, acho que foi mal assessorada na escolha da marca. Tanto que foram feitos 3 pedidos com alterações que não mudam em nada, para se tentar um deferimento. A palavra em questão ‘Clareou‘ nessa classe, realmente pertence ao grupo. E marcas idênticas ou semelhantes para os mesmos serviços prestados, são indeferidas pelo próprio instrumento. Que tudo se resolva da melhor forma para ambos! ”, analisou mais uma.

9 imagensFechar modal.1 de 9

“Dias de clarear”, afirma Ivete em meio à polêmica com grupo de pagode

Instagram/Reprodução2 de 9

Print dos comentários dos fãs de Ivete Sangalo sobre treta com o grupo Clareou

Instagram/Reprodução3 de 9

Print dos comentários dos fãs de Ivete Sangalo sobre treta com o grupo Clareou

Instagram/Reprodução4 de 9

Print dos comentários dos fãs de Ivete Sangalo sobre treta com o grupo Clareou

Instagram/Reprodução5 de 9

Print dos comentários dos fãs de Ivete Sangalo sobre treta com o grupo Clareou

Instagram/Reprodução6 de 9

Grupo Clareou vai processar Ivete Sangalo

7 de 9

Fãs acharam que o Grupo Clareou faria parte do projeto de Ivete Sangalo

Divulgação8 de 9

9 de 9

Grupo Clareou anuncia parceria musical com Ferrugem

Divulgação

Clareou promete entrar na Justiça

A cantora Ivete Sangalo anunciou no mês passado que fará uma turnê pelas principais capitais para celebrar grandes nomes do samba brasileiro. Chamada de Ivete Clareou, a série de shows promete render muita polêmica. Isso porque a baiana teria violado direitos marcários do grupo de samba Clareou, que anunciou que vai levar o caso para a Justiça.

Em nota divulgada à imprensa, a equipe de comunicação do Grupo Clareou afirmou que “está adotando todas as medidas cabíveis, tanto administrativas quanto judiciais, nas esferas cível e criminal” para defender seus direitos legais e a integridade da marca.

Uso indevido

Como a coluna Fábia Oliveira publicou em 18 de junho, Ivete Sangalo entrou com pedido de registro das marcas “Clareou” e “Ivete Clareou” no dia 28 de maio no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Já a banda de samba e pagode é detentora da marca “Grupo Clareou” e “Clareou” desde 2010.

Ainda no comunicado, o grupo de samba afirmou que não possui qualquer participação ou vínculo com a turnê de Ivete Sangalo e acusa a artista de usar o termo de forma indevida.

“A utilização do termo ‘Clareou’ pela equipe da cantora se deu sem qualquer consulta ou autorização prévia ao grupo, que detém exclusividade sobre a marca ‘Clareou’ , em sua forma nominativa e mista, devidamente registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) desde 2010”, reforça o texto divulgado pelo grupo.

Ainda de acordo com a equipe da banda, o registro junto ao INPI garante ao Grupo Clareou “o uso exclusivo da marca dentro da classe de Nice [classificação internacional de produtos e serviços] correspondente ao segmento de entretenimento e atividades musicais, o que abrange turnês, shows e eventos relacionados”.

Confusão

Também no mês passado, a coluna já havia mostrado que o nome escolhido por Ivete Sangalo para sua turnê estava confundindo os fãs. Nas redes sociais, muita gente imaginou que as apresentações da artista baiana, que começam em outubro, seriam em conjunto com o grupo musical formado no Rio de Janeiro.

De acordo com a assessoria de imprensa do Grupo Clareou, os advogados da banda tentaram “resolver a questão de forma amigável, buscando diálogo com a equipe de Ivete Sangalo”. Segundo eles, no entanto, não houve acordo. “A equipe da artista persistiu no uso não autorizado da marca”, reforçou no comunicado.

A defesa do grupo alegou ainda que a tentativa de Ivete Sangalo de registrar as marcas “Clareou” e “Ivete Clareou” configura uma “clara violação de direitos marcários”.

“O Grupo Clareou expressa seu profundo desconforto e repúdio ao uso indevido de sua marca. Tal conduta caracteriza, além de concorrência desleal, um gesto de desprezo pela história do grupo, que conquistou seu espaço de forma legítima e sólida no cenário nacional do samba”, encerra o texto divulgado.

Sair da versão mobile