O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (10/7) uma tarifa de 35% sobre os produtos do Canadá. A decisão foi anunciada por ele por meio da rede social Truth.
Em carta endereçada ao primeiro-ministro canadense, Mark Carney, o líder norte-americano justificou a taxação como uma retaliação à suposta facilitação do país à entrada de drogas nos EUA. Assim como a tarifa de 50% imposta ao Brasil, a taxa do Canadá passará a valer a partir do dia 1º de agosto.
O argumento contra os produtos canadenses, apresentado por Trump nesta quinta, já havia sido utilizado por ele em janeiro, quando determinou tarifas de 25% sobre as importações vindas do Canadá.
Leia também
-
Bolsonaro se manifesta sobre taxação de Trump contra o Brasil
-
Tarifas de Trump contra o Brasil podem encarecer café nos EUA, diz NYT
-
Lula: Trump poderia ser preso se invasão ao Capitólio fosse no Brasil
-
Rússia fala em expandir o Brics após ofensiva de Trump contra o Brasil
De acordo com Trump, caso o governo canadense decida retaliar a decisão por meio do aumento de tarifas contra os EUA, a taxa imposta ao Canadá será elevada novamente com o acréscimo de Ottawa. Essa mesma ameaça foi feita pelo republicano ao Brasil na carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Caso o Canadá trabalhe com Trump para interromper a entrada de drogas nos EUA, o presidente norte-americano falou que pode considerar reajustes na tarifa.