Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, realizou com sucesso o primeiro voo experimental de um táxi aéreo elétrico. Os testes foram conduzidos em uma área desértica do emirado, com participação da Autoridade de Estradas e Transportes de Dubai, segundo informou a Emirates News Agency (WAM).
A iniciativa faz parte da estratégia de mobilidade urbana sustentável de Dubai e está alinhada à visão do vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos e governante do emirado, Mohammed bin Rashid Al Maktoum. O príncipe herdeiro de Dubai, Hamdan bin Mohammed Al Maktoum, destacou que o projeto representa um passo importante na criação de uma infraestrutura de transporte inteligente e ecológica.
Leia também
-
Avião com destino a Dubai tem falha técnica e dá 5 voltas em São Paulo
-
Chocolate de Dubai com pistache é a nova “moda” da internet
-
Cláudio Castro visita fábrica de drones e veículos blindados em Dubai
-
Dubai terá túneis de Musk para carros elétricos andarem a 160 km/h
O táxi aéreo é totalmente elétrico, não gera emissões poluentes, tem baixo nível de ruído e pode percorrer até 160 quilômetros, atingindo velocidade máxima de 320 quilômetros por hora. O modelo comporta quatro passageiros e um piloto. Graças à capacidade de decolagem e pouso verticais, o veículo é ideal para áreas urbanas densamente povoadas.
A previsão é que, em 2026, entre em operação a primeira estação de táxi aéreo, localizada próxima ao Aeroporto Internacional de Dubai, de onde partirão os voos comerciais.
O lançamento marca o início de uma nova era para o setor de transportes, consolidando a aviação limpa e silenciosa como um novo padrão global.
Confira mais reportagens como esta na TV Brics, parceira do Metrópoles.