MAIS

    Em carta a Bolsonaro, Trump defende fim imediato de julgamento do STF

    Por

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou, nesta quinta-feira (17/7), uma carta direcionada ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). No documento, o líder norte-americano defende o fim imediato do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o político brasileiro.

    “Vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deveria acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”, escreveu Trump.

    Leia também

    Além de manifestar preocupação com os ataques à liberdade de expressão no Brasil e nos Estados Unidos, o presidente norte-americano ainda destacou que compartilha do mesmo compromisso que Bolsonaro tem de ouvir a voz do povo.

    Relembre

    • Trump usou sua rede Truth Social para sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo que o ex-líder brasileiro é vítima de “caça às bruxas” pelo STF.
    • Na quarta-feira (9/7), usando como argumento a situação de Bolsonaro, Trump impôs tarifa de 50% ao Brasil.
      Trump usou o mesmo método para defender o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, alegando que o julgamento por corrupção contra o premiê é uma “caça às bruxas” e deveria ser cancelado.
    • Dois dias depois, o tribunal israelense adiou o julgamento contra o premiê. Trump sugeriu perdão para o “grande herói”.

    “Expressei fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto”, completou a carta.

    imagem colorida de Donald Trump envia carta para Jair Bolsonaro, e exalta o ex-presidente do BrasilDonald Trump envia carta para Jair Bolsonaro, e exalta o ex-presidente do Brasil

    Trump em defesa de Bolsonaro

    Nessa terça-feira (15/7), Trump, mais uma vez, classificou o julgamento de Bolsonaro como uma “caça às bruxas”, expressão que já usou em outras ocasiões, como na carta enviada à Lula, na semana passada, para impor tarifas de 50% aos produtos brasileiros.

    “Ele não é meu amigo, mas é alguém que conheço. Representa milhões de brasileiros, pessoas maravilhosas. Ama o Brasil e lutou muito por essas pessoas. Agora querem prendê-lo. Isso me parece uma caça às bruxas, e acho muito triste”, afirmou o presidente norte-americano.

    5 imagensBolsonaro e TrumpTrump, Bolsonaro e LulaLula X TrumpTrump e BolsonaroFechar modal.1 de 5

    Trump x Brics: entenda ações do presidente dos EUA contra bloco

    Gabriel Lucas / Arte Metrópoles2 de 5

    Bolsonaro e Trump

    Mark Wilson/Getty Images3 de 5

    Trump, Bolsonaro e Lula

    Arte Metrópoles4 de 5

    Lula X Trump

    Lara Abreu / Arte Metrópoles 5 de 5

    Trump e Bolsonaro

    Arte/Metrópoles

    Trump também ressaltou que teve contato direto com Bolsonaro durante seu mandato e que, embora tenham se enfrentado em negociações comerciais, viu no ex-presidente brasileiro um governante comprometido com os interesses do seu povo.