Em primeiro evento público após o anúncio da taxação de produtos brasileiros em 50% pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu usando um boné com a mensagem “O Brasil é dos Brasileiros”. Desde a ofensiva do norte-americano, o petista tem reafirmado a soberania do país e rechaçado tentativas de interferência, em uma ruidosa disputa.
O slogan do boné foi criado pelo ministro da Secretaria de Comunicação do Planalto, Sidônio Palmeira, e é um contraponto aos bonés ostentados por Trump e aliados, estampado pela sigla MAGA, de Make America Great Again (Faça a América Grande Novamente).
O petista usou o boné em viagem a Linhares, no Espírito Santo, na manhã desta sexta (11/7) para divulgar ações no âmbito do Novo Acordo do Rio Doce, para reparar danos pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG).
Leia também
-
Lula lamenta morte de menina que caiu em cânion: “Momento de dor”
-
Tarifas de Trump: veja as armas que governo Lula prepara para retaliação
-
Lula: se não houver solução com Trump, Brasil aplicará tarifa em 1º/8
-
Lula diz que é hora de “mostrar que Brasil quer ser respeitado”
Durante o evento, o advogado-geral da União, Jorge Messias, comentou as tensões com os EUA e fez referência ao episódio em que o então presidente da República Jair Bolsonaro (PL) bateu continência à bandeira norte-americana.
“O Brasil tem um presidente da República que pensa, em primeiro lugar, nos brasileiros; em segundo lugar, nos brasileiros; em terceiro lugar, nos brasileiros; e quando sobra um tempinho, o presidente Lula também pensa nos brasileiros”, disse Messias. “O presidente Lula presta continência a uma única bandeira, a bandeira do Brasil”, concluiu o chefe da AGU.