MAIS

    Em pronunciamento, Lula critica “traidores da pátria” que apoiam Trump

    Por

    Além de enviar uma mensagem a Donald Trump, e apresentar as ações do governo federal para contornar a tarifa de 50% sobre produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de “traidores” alguns políticos brasileiros que apoiam a medida norte-americana. A declaração aconteceu nesta quinta-feira (17/7), em um pronunciamento com pouco mais de 4 minutos.

    “Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros”, disse Lula. “São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo”.

    Nos EUA desde fevereiro, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), tem sido o principal articulador de ações norte-americanas contra o Brasil. De início, o filho de Jair Bolsonaro (PL) disse que ficaria no país na tentativa de “frear” as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

    O juiz é o relator do julgamento do pai do parlamentar, acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de liderar uma organização criminosa que tentou realizar um golpe de Estado no Brasil, em 2022.

    Na fala, Lula ainda afirmou que “não há vencedores em guerras tarifárias”, e chamou a carta enviada por Trump, anunciando a tarifa de 50%, de “chantagem inaceitável”.

    Leia também

    Novo afago de Trump em Bolsonaro

    O pronunciamento em rede nacional de Lula aconteceu pouco depois de Trump, mais uma vez, defender o ex-presidente Jair Bolsonaro.

    Em uma carta divulgada na rede social Truth, o presidente dos EUA disse que o ex-líder brasileiro recebe um tratamento terrível de “um sistema injusto”.

    3 imagensBolsonaro e TrumpTrump, Bolsonaro e LulaFechar modal.1 de 3

    Donald Trump envia carta para Jair Bolsonaro, e exalta o ex-presidente do Brasil

    Reprodução/Redes sociais2 de 3

    Bolsonaro e Trump

    Mark Wilson/Getty Images3 de 3

    Trump, Bolsonaro e Lula

    Arte Metrópoles

    Além disso, Trump confirmou que a tarifa contra o Brasil não possuí motivos somente econômicos, mas também políticos.

    “Expressei fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto”, escreveu Trump para Bolsonaro.