MAIS

    Em São Paulo, cópia do Quanto Café é condenada e precisa mudar de nome

    Por

    O universo quântico foi a inspiração para batizar uma das cafeterias mais conhecidas e queridas de Brasília: o Quanto Café. Especializada em cafés especiais, a casa foi surpreendida pela inauguração, em 2021, de uma cafeteria em um badalado bairro de São Paulo com o mesmo conceito, a mesma decoração — incluindo luminárias idênticas — e até as mesmas embalagens de café.

    Leia também

    A cafeteria paulistana se deu ao trabalho, apenas, de mudar a última letra do nome: Quanti. A similaridade foi apontada, primeiro, pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) ao negar o pedido dos empresários paulistas de registro da marca. A autarquia indeferiu a solicitação apontando a “colidência com a marca anteriormente registrada”. No caso, o Quanto Café.

    Apesar do alerta institucional — que só se deu porque o Quanto Café registrou a marca –, a cafeteria paulista abriu as portas e passou a ignorar, também, as tentativas de contato dos empresários brasilienses. Até que a Justiça foi acionada. Decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou que o café paulista deixasse de usar o nome na fachada e nas redes sociais.

    O prazo determinado foi de 90 dias. E a ordem só foi cumprida nos últimos minutos. Os empresários responsáveis pela cafeteria em SP divulgaram um vídeo no qual afirmam que foram processados por um cafeteria “que não tem nada ver, tanto no conceito, quanto na ideia, e que tem uma localização há mais de mil quilômetros de distância”.

    Na gravação eles “explicam” o conceito baseado na física quântica como se não fosse exatamente o mesmo do Quanto Café. “A gente traz toda essa personalidade, todo esse conceito filosófico em cada coisa que a gente desenvolve aqui. A marca referida não tem nada a ver com todo esse aspecto e com todo esse entendimento”, dizem no vídeo.

    5 imagensO processo produtivo é artesanalSão três opçõesOpção do Quanto CaféFechar modal.1 de 5

    O café acabou de lançar os próprios grãos

    Divulgação2 de 5

    O processo produtivo é artesanal

    Divulgação3 de 5

    São três opções

    Divulgação4 de 5

    Opção do Quanto Café

    Divulgação5 de 5

    Ju Morgado / Divulgação

    O Quanto Café, no entanto, foi idealizado a partir da ideia de quantum, que na física moderna se refere à menor realidade física do universo. “A marca Quanto Café nasce dessa inspiração conceitual para traduzir a ideia de que cada detalhe — da torra ao atendimento — carrega uma medida única, essencial, irrepetível. Cada café, cada aroma, cada ambiente é pensado como um quantum de experiência: mínimo, mas carregado de identidade”, explica o Quanto Café na ação judicial.

    O café brasiliense foi inaugurado em 2018, cinco anos antes. E além de ter o registro da marca, o Quanto Café já foi premiado nacionalmente, justamente, pelo design, que traduz de forma coesa a identidade da marca.

    A cópia rendeu ainda presença digital à cafeteria paulista. Já que as pesquisas por Quanto Café em páginas de busca e redes sociais direcionavam as pessoas para o estabelecimento em São Paulo.

    A cafeteria paulista não respondeu aos pedidos de contato. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.