A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou, nesta segunda-feira (14/7), uma nota em sua conta oficial no X [antigo Twitter] na qual critica decisões do STF e manifesta apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
No comunicado, atribuído ao presidente Donald Trump, o governo norte-americano afirma que há ataques à liberdade de expressão no Brasil e promete consequências diplomáticas.
Leia também
-
Advogado reage a Moraes e reabilita microfone cortado
-
Governador antecipa disputa de Lula e Bolsonaro por apoio do Centrão
-
Defensoria contesta Moraes por usar vídeo contra Paulo Figueiredo
-
Eduardo Bolsonaro critica atitude de Tarcísio: “Faltou inteligência”
“Esta carta é para informar que, devido aos ataques vergonhosos contra Jair Bolsonaro e à liberdade de expressão no Brasil, estamos impondo sanções ao Supremo Tribunal Federal e ao governo Lula. Estas ações devem cessar imediatamente, e as tradições do povo brasileiro devem ser respeitadas”, diz o texto publicado.
Na última quarta-feira (9/7), o governo norte-americano anunciou que exportações de produtos brasileiros para os Estados Unidos passarão a ser taxadas em 50%. Ao confirmar o “tarifaço”, Trump citou diretamente Jair Bolsonaro e classificou como “vergonha internacional” o julgamento do ex-mandatário na Suprema Corte brasileira.