A primeira realização do Metrópoles Endurance foi encerrada com chave-de-ouro nesse domingo (27/7), no Pontão do Lago Sul. O último dia do evento inédito, que contou com diversas estrelas do triatlo brasileiro e sul-americano, como Manoel Messias e Djenyfer Arnold, entre os 650 competidores, foi marcado pelas largadas dos triatlos sprint e standard, além da cerimônia de premiação e show imperdível com Bruno Dourado e Kiko Peres, ex-integrantes do Natiruts.
Realizada em parceria com o Inbras e Sol Nascente e apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), a iniciativa do Metrópoles foi contemplada com uma vila aberta ao público e com diversas atrações. Além de estandes com marcas renomadas do cenário esportivo, o espaço também ganhou música ao vivo e palestras voltadas ao mundo do desporto.
Leia também
-
Estrelas do triatlo brilham no Metrópoles Endurance e exaltam provas
-
Metrópoles Endurance: atletas chegam cheios de energia para 2º dia
-
Marcas movimentam 1ª edição do Metrópoles Endurance com ativações
-
Vídeo: atletas chegam animados para o 1º dia de Metrópoles Endurance
Todos os atletas inscritos tiveram direito à retirada de um kit, que continha itens necessários para a disputa das provas. O evento também foi uma parceria com o Sesc, a Clínica Neoliv, o Atacadão Dia a Dia, a Powerade e o Sistema OCB/DF.
Triatlo sprint e standard
No domingo (27/7), o dia começou cedo com a largada do triatlo sprint, às 6h15. Após 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, os primeiros atletas cruzaram a faixa da vitória.
Leia: Metrópoles Endurance: atletas chegam cheios de energia para 2º dia
José Kaique foi o campeão no masculino. Os segundo e terceiro lugares ficaram com Guilherme Martinhon Quintão e Arthur Pereria Morer, respectivamente.
No feminino, Giovanna Silva se sobressaiu. Depois, vieram Gabriele Amabiele dos Reis e Giovanna Mendonça Ribeiro da Cunha.
Às 7h, foi a vez do triatlo standard. No masculino, Manoel Messias, de 27 anos, foi o grande campeão, com o tempo de 1h 48min; enquanto Diego Moya ficou em segundo, cerca de 48s atrás do vencedor. Antônio Bravo fechou o pódio.
Cearense radicado em São Paulo, Messias afirmou à coluna Claudia Meireles que entrou para o triatlo aos 12 anos, e que costuma vir com frequência à capital da República para competir. “É sempre muito bom voltar a Brasília”, enfatizou.
“Estou bem feliz com a prova. Ela estava bem finalizada, o percurso estava bem sinalizado. Tinha bastante gente forte na prova”, disse o atleta.
Para o chileno de 27 anos Diego Moya, a disputa foi muito difícil, especialmente a subida de bike, que era bastante forte, segundo ele. “Eu e o Manoel ganhamos muita distância do segundo grupo. Então, depois da corrida, era só sobreviver, manter a distância e ficar seguro com o segundo lugar”, declarou o competidor, que já veio à cidade outras vezes para praticar a modalidade.
No feminino, Djenyfer Arnold fez uma prova “solo”, chegou com o relógio marcando 2h 03min 17s e ficou com o título feminino. Ela chegou cerca de cinco minutos à frente da segunda colocada, a argentina Romina Biagioli. Giovanna Lacerda foi a terceira.
“A vitória sempre dá um gostinho a mais, né? Estou bem feliz com a prova, com o que eu entreguei. O circuito foi bem duro, acho que eu não estava esperando ser tão pesado assim, principalmente o ciclismo. Acho que esse olímpico mostrou para o que veio”, falou Djenyfer à coluna.
Segunda colocada entre as mulheres, a argentina Romina Biagioli comentou sobre a dificuldade no ciclismo: “Brasília é uma corrida bem dura. O vento, por causa das subidas, é forte nas pernas, mas eu gosto muito”. “Um pódio para a primeira edição do evento, estou mais do que feliz”, continuou.
A prova de triatlo standard concedeu premiação em dinheiro, no valor de R$ 50 mil, distribuídos para os cinco primeiros colocados gerais masculinos, e R$ 50 mil distribuídos para as cinco primeiras colocadas gerais femininas.
Fomento do esporte na capital federal
Presidente da Federação de Triathlon Brasiliense (FTB), Rafael Maia enxerga o Metrópoles Endurance como uma forma de valorização do triatlo local. “Percebemos que há um crescimento do esporte, e, nós, como federação, estamos apoiando desde o início essa iniciativa”, destacou.
“Esperamos que essa parceria com o Metrópoles não aconteça só uma vez, mas que perdure anos. Que nós possamos fazer dela não somente uma prova festiva, mas colocar no nosso calendário, colocar como uma prova oficial, valendo vaga para mundial, com novos atletas”, acrescentou.
Membro da comissão, Flávia Guth explica que a realização do Metrópoles Endurance surgiu a partir da ideia de ampliar as vertentes do Metrópoles, que, anteriormente, tinha como foco o futebol. “Brasília respira isso. A cidade é saúde e esporte ao ar livre”, frisou.
“O Endurance exige do atleta muita resiliência, muita determinação. E era isso que nós queríamos: trazer um evento grandioso, um evento para que as pessoas entendessem que, de fato, Brasília é um lugar incrível para todo tipo de modalidade de esporte. Ao ar livre, então, não tem igual”,
Encerramento
Durante todo o evento, a área de exposição estava em pleno funcionamento, com uma mesa de quitutes à vontade para o público brasiliense, além de muita música boa comandada pelo DJ Nilo Zika.
No local, os participantes também puderam usufruir dos serviços especializados e das ativações de marcas, enquanto a cerimônia de premiação geral aguardava por todos no palco principal.
Brinquedoteca para a criançada
Gustavo Lucena/Metrópoles2 de 40
Os pimpolhos aproveitaram os brinquedos
Gustavo Lucena/Metrópoles3 de 40
Estande da Momma
Gustavo Lucena/Metrópoles4 de 40
Quitutes da Momma saboreados pelos atletas e público do Metrópoles Endurance
Gustavo Lucena/Metrópoles5 de 40
Doces da Momma
Gustavo Lucena/Metrópoles6 de 40
Delícias saudáveis Momma
Gustavo Lucena/Metrópoles7 de 40
A colunista Claudia Meireles no estande da Neoliv
Gustavo Lucena/Metrópoles8 de 40
Experiência no espaço da Neoliv
Gustavo Lucena/Metrópoles9 de 40
Momento para os atletas e público
Gustavo Lucena/Metrópoles10 de 40
Detalhes da ativação da Neoliv
Gustavo Lucena/Metrópoles11 de 40
Espaço para fotos no estande da OCB/DF COOP
Gustavo Lucena/Metrópoles12 de 40
Atletas posam para fotos no ambiente da OCB/DF COOP
Gustavo Lucena/Metrópoles13 de 40
Cliques tirados no estande do Dia a Dia
Gustavo Lucena/Metrópoles14 de 40
Estande do Dia a Dia
Gustavo Lucena/Metrópoles15 de 40
Estande da Tri Designs
Gustavo Lucena/Metrópoles16 de 40
Itens no espaço da Tri Designs
Gustavo Lucena/Metrópoles17 de 40
Equipe no estande da Monster Energy
Gustavo Lucena/Metrópoles18 de 40
O público ganhou energéticos da Monster Energy
Gustavo Lucena/Metrópoles19 de 40
Hora da massagem no estande da Six Sport Life
Gustavo Lucena/Metrópoles20 de 40
Estande da Outlive
Gustavo Lucena/Metrópoles21 de 40
Itens da Outlive
Gustavo Lucena/Metrópoles22 de 40
Ambientação da Outlive
Gustavo Lucena/Metrópoles23 de 40
Explicação sobre os itens da Outlive
Gustavo Lucena/Metrópoles24 de 40
Produtos da Outlive
Gustavo Lucena/Metrópoles25 de 40
Estande da Outlive
Gustavo Lucena/Metrópoles26 de 40
Óculos de sol da Yopp
Gustavo Lucena/Metrópoles27 de 40
Itens da Yopp
Gustavo Lucena/Metrópoles28 de 40
Estande da One Healt & Performance
Gustavo Lucena/Metrópoles29 de 40
Experiência proporcionada pela One Healt & Performance
Gustavo Lucena/Metrópoles30 de 40
One Healt & Performance
Gustavo Lucena/Metrópoles31 de 40
Estande da Maxfoods
Gustavo Lucena/Metrópoles32 de 40
Totem da Heineken
Gustavo Lucena/Metrópoles33 de 40
Itens da Heineken
Gustavo Lucena/Metrópoles34 de 40
Sucos naturais da Verd
Gustavo Lucena/Metrópoles35 de 40
Delícias da Verd
Gustavo Lucena/Metrópoles36 de 40
Nicole Myer no estande da Verd
Gustavo Lucena/Metrópoles37 de 40
Estande da Papa Açaí Nativo
Gustavo Lucena/Metrópoles38 de 40
Espaço da Maxform
Gustavo Lucena/Metrópoles39 de 40
Estande da Shorts CO
Gustavo Lucena/Metrópoles40 de 40
Alongamento no estande do SESC
Gustavo Lucena/Metrópoles
Como uma forma de presentear os competidores, o Metrópoles Endurance trouxe ninguém menos que Bruno Dourado e Kiko Peres, ex-integrantes do Natiruts, para agitarem a último dia de provas. Após muita adrenalina e entrega, os atletas puderam curtir o show ao vivo com muita animação.
Por fim, os apaixonados pelo esporte de alto rendimento puderam ir para casa com as medalhas nas mãos e um gostinho de “quero mais”.
Assista ao vídeo do segundo dia de provas do Metrópoles Endurance:
Agora, confira as fotos de Pedro Iff, Nina Quintana e Gustavo Lucena:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.